terça-feira, 29 de novembro de 2011

NACIONAIS

29/11/2011

‘NEW YORKER’ PUBLICA PERFIL DE DILMA E ELOGIA ECONOMIA BRASILEIRA
A presidente Dilma Rousseff é o tema de uma grande reportagem da revista norte-americana “The New Yorker” desta semana. O texto parte, principalmente, do momento econômico positivo que o Brasil passa em comparação à economia mundial. Sob o título de “The Anointed”, a ungida, na tradução literal, remete os feitos da presidente ao trabalho de seu padrinho e antecessor político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem começa trazendo fatos da história recente do país, como a ascenção de parte da classe baixa à média em 2010. Depois afirma que o país era “antes um dos mais ignorantes e de economia instável” e hoje vive um momento de crescimento, baixo endividamento, equilíbrio orçamentário e emprego pleno. (Folha)


VAMOS EXPANDIR E MODERNIZAR OS ESTALEIROS DA INDÚSTRIA NAVAL, DIZ DILMA
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira, durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que até 2014 irá “construir, expandir e modernizar os estaleiros da nossa indústria naval”. De acordo com a presidente, atualmente os estaleiros “empregam 60 mil trabalhadores, tanto no Rio de Janeiro como em Pernambuco, no Amazonas, no Rio Grande do Sul, na Bahia, em São Paulo e em Santa Catarina”. Dilma relembrou o poderio naval brasileiro na década de 70. “Nunca podemos esquecer que o Brasil já teve o segundo maior parque naval do mundo”, disse. “A grande demanda por plataforma, por sonda que existe em todo o mundo, é dada pela Petrobras por causa da exploração do pré-sal”, complementou. Para a presidente Dilma, os novos investimentos vão transformar o país em um grande gerador de emprego. “O Brasil vai crescer, não só porque vamos ser ricos em petróleo, mas também porque vamos construir uma sólida e complexa indústria de fornecimento de equipamentos, de bens e também, deprestação de serviços”. (G1)


DILMA INICIA PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS COM FOCO EM 2014
Letícia Lins/O Globo
A presidente Dilma Rousseff esteve, nesta segunda-feira, no Rio Grande do Norte, onde deu início a privatização dos aeroportos brasileiros o que, segundo a presidente, significa uma nova etapa do desenvolvimento do país.
Ela presidiu a solenidade de concessão à iniciativa privada da construção e exploração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cidade localizada a 28 Km de Natal, cujo aeroporto teve a construção iniciada em 1997 pelo governo federal e até hoje só tem a pista de pouso que, de acordo com a presidente, é uma das melhores do Brasil.
O aeroporto deve ficar pronto até 2014 e será construído e explorado pelo Consórcio Inframérica, formado pelas empresas Engevix e Corporación América, que venceu o leilão. A presidente disse que o novo aeroporto abrirá as “fronteiras logísticas” do Brasil:
- De 2003 até 2014, o número de embarques nacionais e internacionais será triplicado no Brasil graças a ascensão da classe média.
BZ-A privatização é o único caminho para a eficiência.

TRÊS MIL PREFEITOS DESEMBARCAM EM BRASÍLIA PARA COBRAR ROYALTIES E VERBA PARA A SAÚDE
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realiza nesta quarta-feira (28) uma marcha em Brasília para pressionar deputados e senadores a aprovarem, antes do fim do ano, as propostas de redistribuição dos royalties do petróleo e o projeto que regulamenta a chamada Emenda 29, que disciplina os investimentos em saúde pública. Cerca de 3 mil prefeitos de todo o país devem desembarcar na capital federal e invadir o Congresso Nacional. Os alcaides pressionarão o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que resolveu constituir uma comissão especial para debater os dividendos do petróleo para todos os Estados e municípios do país, antes de mandá-lo direto para o plenário, após a aprovação no Senado. O grupo se contrapõe ao movimento capitaneado pelos governadores do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo, Renato Casgrande (PSB), que tentam evitar a aprovação do repasse de parte dos seus royalties para o resto do Brasil. Quanto à proposta da Saúde, os gestores cutucarão os senadores para reinjetar no texto da proposição um artigo que prevê a destinação, pela União, de 10% de sua receita tributária para a área. Algo que, se aprovado, tonificaria o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em cerca de R$ 30 bilhões anuais.
BZ-E aí prefeito, estamos nessa?


ÓLEO DA CHEVRON VAZOU PARA GALERIAS PLUVIAIS DE CAXIAS, DIZEM DEPUTADOS
Parlamentares que integram uma comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações sobre o vazamento da petroleira americana Chevron, afirmaram, na noite desta segunda-feira (28), que a água do mar misturada ao óleo vazou para o sistema de águas pluviais do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo os deputados, o problema ocorreu dentro da empresa de manejo de resíduos industriais Contecom, que fica em Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).