terça-feira, 15 de novembro de 2011

XIQUEXIQUE: CUSTÓDIO B.MORAES, O EMPREENDEDOR

15/11/2011

Continuando nas nossas respostas às mentiras ditas na Câmara de Vereadores, sessão de 11/11/2011, aqui vai a verdade, um perfil resumido de um dos maiores empreendedores que já houve nesta cidade, Custódio B. Moraes, meu pai.

O espírito inovador e empreendedor de Custódio B. Moraes, se revelava desde cedo. Foi o primeiro e xiquexiquense a ter uma bicicleta motorizada e uma motocicleta Monark, a ter uma Kombi, a ter um caminhão Mercedes-Benz, movido a diesel, quando todos os demais eram movidos a gasolina, e um automóvel Aero-Willys.

Mesmo tendo a agropecuária como atividade secundária, foi o primeiro a irrigar suas terras, com motobombas movidas a diesel.

Durante alguns anos, teve uma agência de aluguel de bicicletas, no tempo em que bicicleta era um artigo de luxo, e a grande maioria dos jovens pobres da cidade, só tinham acesso a uma bicicleta através do aluguel.

Comerciante de peles e couros (dentre outros artigos regionais), logo se deu conta que poderia melhorar a atividade, construindo um curtume, que lhe proporcionaria a venda de um produto mais elaborado, maior valor agregado, ao invés de vender o couro “in natura”. Além disso, o curtume geraria empregos e rendas para a mão de obra desqualificada, barata, abundante e sem outras opções de emprego.

É claro que os dejetos do curtume, composto de soda cáustica, matéria orgânica em decomposição, e tanino de casca de angico, eram lançados diretamente no rio, ali na Ponta da Ilha. Isso poluía o rio, mas deve-se considerar que naquela época, mais de 50 atrás, não se tinha a consciência e nem as exigências ecológicas de hoje, e o rio tinha uma vazão muito maior que a de hoje, o que facilitava a dispersão dos poluentes. Não estamos defendendo a poluição, longe disso.

O curtume foi fechado por razões políticas. Fosse Custódio B. Moraes, correligionário do então prefeito, nada teria acontecido. Querer julgar coisas ocorridas há meio século atrás, à luz dos valores de hoje, além de uma total estultice, é pura desonestidade intelectual e demagogia barata.

A história de que a população se revoltou, é pura invencionice, mentira mesmo. E mais o autor desta bobagem, se já nascido naquela época, seria apenas um menino de poucos anos, mal saido dos cueiros, portanto não sabe bem as coisas que apresentou na Câmara, com tamanha propriedade e conhecimento, como se fora protagonista da “revolta do povo”. Além da mentira, fanfarronice.

Hoje, que a consciência ecológica é bem mais desenvolvida, ninguém se movimenta contra o lançamento no rio, da água da lagoa, contaminada com coliformes fecais, detergentes não biodegradáves, etc... no mesmo ponto onde é feita a captação da água que abastece as nossas residências, imagine se isso teria acontecido 50 anos atrás. A mentira tem pernas curtas e não resiste a uma simples análise superficial.

Além de grande comerciante, um dos maiores da cidade, Custódio B. Moraes comprou em hasta pública (leilão Judicial) parte da massa falida da A VOZ DA LIBERDADE, o cinema, e embora fosse o único da cidade, ele não ficou parado, ganhando dinheiro fácil, explorando o monopólio. Ao contrário, investiu na sua modernização.

Os mais velhos ainda se lembram que as projeções cinematográficas até aquele momento, eram realizadas com os antiquados projetores Bell&Howell, que usavam fitas em 16 milímetros e projetava um rolo de fita de cada vez. A imagem era um pequeno quadrado, com pouca luminosidade, e baixa qualidade. O som era péssimo. A exibição era interrompida pelo menos 3 vezes, para trocar os rolos de filme, e mais outras tantas pela quebra constantes das velhas fitas de 16 milímetros. Foi o espírito empreendedor de Custódio B. Moraes que trouxe para o povo de Xiquexique a primeira lente de CINEMASCOPE, a primeira Tela retangular ampla, o primeiro projetor moderno, iluminado por arco-voltaico (aquela luz intensa que se vê na solda elétrica), uma projeção contínua dos três rolos de filme, e fitas de 35 milímetros. Tudo isso proporcionava uma imagem mais iluminada, mais nítida, de melhor qualidade e um som estéreo. Avanços e melhorias consideráveis naquela época.

O cine Bonfim, no dia de sua inauguração, 27/01/1979
um presente para o povo da cidade.

Não satisfeito e já com mais de 60 anos, construiu um prédio moderno, uma sala de projeção com assentos individuais e basculantes, o novo Cine Bonfim, tragado pela concorrência da televisão, mas cujo edifício está aí, onde hoje funciona o GEMIX.

Mesmo tendo apenas o curso primário, gostava de inovar. As “tesouras” que sustentam o telhado, a viga horizontal é um vergalhão de aço, ao invés das vigas convencionais de madeira. Quando Custódio B. Moraes introduziu essa novidade por aqui, muita gente apostava que o telhado ia cair. Ao que se saiba, apenas no GEMIX e nos seus depósitos, existe esse tipo de solução, e estão aí até hoje, a testemunhar seu gênio criativo e inovador.

Em Hollywwod, visitando os estúdios cinematográficos
da Universal Filmes, realizando um sonho.

É importante lembrar que foi também o espírito empreendedor de Custódio B. Moraes que introduziu a algaroba em nosso município, razão pela qual temos hoje a maior reserva dessa espécie vegetal, que produz ração para animais e madeira de boa qualidade, usada em mourões para cercas, e que beneficia todos aos proprietários de terra na Beira do rio,com sua disseminação.

Museu da Nasa em Houston,
diante das rochas trazidas da Lua









Para finalizar, foi o único de sua geração a viajar ao exterior. Sílvio Bandeira até hoje agradece e recorda da gorda comissão que embolsou, pela venda da passagem aérea, a de maior valor já comprada aqui na cidade.



Convém que se diga, que estas eram as atividades secundárias de Custódio B. Moraes, pois sua atividade principal continuava sendo o comércio.
São essas e outras coisas, que caracterizaram ....
CUSTÓDIO B. MORAES, O EMPREENDEDOR

10 comentários:

  1. Amigo Zeca, querer denegrir a imagem do seu pai, Custodo, é querer tapar o sol com as mãos. Não vão conseguir nunca. Seu Pai Custódio foi o maior homem empreendedor de XiqueXique. Era um homem de uma visão inigualável. Serio, honesto e trabalhador. Você não se recorda mas, o genitor do vereador a que você quis sereferir, vendeu muita mamona ( muita no sentido de toda semana vendia ) ao seu pai Custódio. Era louco para ocupar o lugar de João, mas seu pai, com toda a sencibilidade e cunho meramente empresarial, não aceitava. Talvéz sejam estes os motivos que o vereador está sentindo com toda esta revolta.Nunca voc~e voce será igualado a este vereador, voce está na frente muito anos luz...

    ResponderExcluir
  2. Zeca
    Vc nem imagina a emoção que estou sentindo neste momento em relembrar tudo isto de Custodio Moraes. Homem inteligente, de uma personalidade impar, simples, culto apesar de poucos anos de escola, divertido, musico, poeta, matemático, literata para a epoca, etc. Lembro-me bem quando ele foi aos Estados Unidos lhe visitar e de volta nos contou quando ele chegou nos Estados Unidos em um vôo trocado (para New York) e vc aguardando ele em outra cidade (Los Angeles). Chegou no Hotel sozinho quando foi tomar banho não tinha torneira, na pia não tinha torneira. Todos morriam de rir.

    ResponderExcluir
  3. Os vereadores dos últimos dois períodos estão se especializando em denegrir a imagem de pessoas de bem da nossa cidade, envergonhando, portanto, a história da honrrosa e secular Câmara de Vereadores de Xique-xique. Avacalharam a honra do dr. Figueiredo Santos, do dr. Rodrigues Soares e agora dos drs. Bastos de Morais. Aonde vamos parar? A sociedade definitivamente tem que se aperceber que esses vereadores não têm condições de se sentarem nessas cadeiras e usarem esses microfones da Câmara Municipal.

    ResponderExcluir
  4. Zeca não entendi porque vc ao falar de seu pai quer mostrar que as demais pessoas de Xique-Xique eram uns falidos , uns miseráveis enquanto CFustódio,=era empreendedor e sobressaia em Xique-xique.
    Digo-lhe, historicamente, que seu pai não foi esse pioneiro total que vc quer impor.
    Lembre-se que não é verdade que Custódio foi o único a ganhar dinheiro naquele tempo aqui em Xique-xique. Lembre-se que muita gente teve e temk frotas de caminhão aquiCXaminhão a diesel?
    Não queira elevar a sua família, pois isso não cola. Ninguém aqui de sã consciência é contra o seu pai. mas existe uma distância de vc fazer a apologia em detrimento de muita gente importante e empreendedora daqui de Xique-Xique.
    Zeca, por favor, respeite as pessoas que foram amigas de custódio. Vc nã vivia aqui e por isso é suspeito para opinar sobre quem era empfeeendedor aqui em Xique-Xique. Zeca, seja humilde. Quinquinha é uma autoridade que você escolheu em efgrentar. então, Zeca, aguente.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Zeca,
    Enquanto isso Quinquinha inaugurou a cadeia por motivo da compra de votos.
    Siga em frente, esses porcos vão ter que sair do poder.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O PIAUIENSE aí acima, ou não leu direito, ou leu e não entendeu. Em momento algum está dito que os outros empresários da cidade eram eram falidos, ou que Custódio B. Moraes foi o único a ganhar dinheiro, e outras coisas do gênero. Isso são ilações suas. Ao contrário, está admitido que além de Custódio B. Moraes, tinham vários empresários bem sudedidos. Não menciono seus nomes para não ser mal interpretado.
    Hoje tem gente muito mais abastada que Custódio B. Moraes com frotas de caminhões, etc... O caminhão entrou na matéria apenas para mostrar como o personagem era inovador. Ele foi o PRIMEIRO (isso foi) a trazer um caminhão a diesel para esta cidade, o que naquele tempo era uma novidade. É só isso que está escrito, nada mais.
    Fazer apologia de uma pessoa, não significa menosprezar os demais. Não estou fazendo jogo do perde-ganha, não pretendo glorificar minha família, apenas mostrei o lado empreendedor de Custódio B. Moraes. Só isso.
    A maioria dos fatos que mostram o espírito empreendedor de Custódio B. Moraes, narrados na matéria, aconteceram a 40-50 anos atrás, quando ainda estava em Xiquexique ou pelo menos vinha passar as minhas férias aqui, portanto sei muito bem o que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  7. Belas lembranças e sobretudo emocionantes.São legados deixados para toda uma geração.Exemplos de honestidade e muito trabalho digno,sem maracutaias,sem passar pernas em ninguém e nem na coisa pública como presenciamos aqui em xique-xique.Só um monte de pessoas despreparados e sem vontade de trabalhar e de enricar fácil, sem mover uma palha. Parabéns Zeca pelo esclarecimento a respeito do seu pai.Amei. Precisamos de mais exemplos de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  8. Meu guerido amigo ZECA. Com muita atenção lí a materia que você nos brinda. É uma pérola. Eu que conheço a sua sencibilidade creio da emoção a ler esses comentários. Eu, que apenas sou seu admirador, fiquei por demais emocionado, a matéria é de uma grandezam incomensurável.asomente agora, após a matério, estou tomanando conhecimento de muitas coisas da nossa cidade. Mas, quero lembrar - tenho minhas dúvidas - o primeiro caminhão à diesel a entrar em Xiquexique, não foi o de MARINHO CARVALHO.Esclareça-me por gentileza e tire esta minha dúvida. Sou seu amigo,( ainda não aprendi a digitar.)

    ResponderExcluir
  9. Marinho Carvalho foi o pioneiro das estradas e dono do primeiro caminhão que por aqui chegou. Isso aconteceu provavelmente nos anos 1920-1930. O caminhão era movido a gasolina.
    O primeiro caminhão a diesel em Xiquexique, foi o da firma Custódio B. Moraes & Irmão, um mercedes Benz azul, com o bico comprido, e que deve ter chegado nos idos dos anos 1956 ou 1957. Eram as "bicudinhas".
    Disso tenho a mais absoluta certeza. Chiquim de Bibi dirigiu muitos anos essa veículo e pode testemunhar. Falamos desse assunto esta semana.
    Teve um insano, que disse ter sido o caminhão tanque de Joel Barreto, que abastecia o posto Pioneiro, que só começou a funcionar em algum momeno dos anos 1960. Talvez os professores Casimiro ou Carlos Santos, possam precisar a data de funcionamento do Pioneiro, que antes de Joel Barreto, pertenceu a Osmar Torres e Zezito e aí eu acho que já tinha caminhões a diesel, trabalhando no transporte de combustível.

    ResponderExcluir
  10. O posto pioneiro é de l961. Quando Joel comprou, passou a ser de Barreto & Rcha ( Joel Barreto e Eser Rocha. )

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).