terça-feira, 8 de novembro de 2011

XIQUEXIQUE: COMENTÁRIOS SOBRE A SESSÃO LEGISLATIVA DE 04/11/2011

08/11/2011
BZ PRESS
- A sessão começou com 75 minutos de atraso, graças à atitude grosseira e mal educada do presidente da Câmara, vereador Joaquim Lopes Rabelo, o Quinquinha, e dos outros membros da mesa, vereador Nino Meira, vice-presidente, vereador Mirlan Sampaio, 1º secretário e vereadora Marisette Pereira, 2ª secretária.

- Pela leitura do Atos e Fatos, que publicamos ontem, pode-se ver, que nenhum assunto de grande importância para o município foi discutido.

- Queremos dizer ao vereador Zezinho das Baterias, que em momento algum lhe faltamos com o devido respeito. O vereador é um homem público, estava exercendo a sua função, e fez uma afirmação com a qual não concordamos, e daí o desafio que fizemos. Da tribuna da câmara ou num adendo à leitura da Material do Expediente, o vereador afirmou que a certidão de FGTS lida na sessão, provava a total adimplência do Hospital Julieta Viana, e, em nossa opinião, faltam as outras certidões, previdenciária (recolhimento do INSS) e a fiscal (recolhimento dos impostos). Quanto a esta o blog O XIQUEXIQUENSE, já demonstrou que não se consegue pelo site da Receita Federal. Consegue-se apenas a certidão do hospital Senhor do Bonfim. O próprio vereador pode conferir isso, acessando aquele blog e seguindo suas instruções.

- Sem nenhuma falta de respeito, continuamos a desafiá-lo, senhor vereador, a mostrar as outras certidões. Quanto a não falar da lista de hospitais baianos que estão inadimplentes, isso é um direito nosso, para focar a questão no que achamos mais importante para nossa comunidade, os nossos hospitais. Quanto a questionar o prefeito, nós fizemos e faremos sempre que se nos apresenta a ocasião.

- O discurso do Dr. Michel, mostrou a incoerência de nossas políticas públicas: gasta-se bilhões para mostrar ao mundo que somos um país rico (pura vaidade e bravata) enquanto a nossa população carente sofre com problemas básicos, como o atendimento médico-hospitalar.

- A esperança do vereador Mirlan, de que a atual administração ainda consiga recursos para a construção do novo Centro de Cultura, nos parece inútil. Não acreditamos que se consiga, até porque, a prioridade em 2012 será as eleições municipais.

- A intervenção do vereador Eliecy, dizendo que o prefeito tem feito o que pode pelos hospitais, e que tudo é responsabilidade do estado, mostra apenas o empenho do Líder do prefeito na Câmara, tentando “livrar a cara” do Chefe. O prefeito tem sim, responsabilidades sobre os hospitais, e fez por eles, inclusive pelo Julieta Viana, muito menos do que poderia ou deveria. A família Braga sempre controlou com mão de ferro o Julieta Viana e seus mantenedores, a SAXXE e o instituto Raul Braga, portanto, o estado de penúria que se encontra agora, é em grande parte decorrente dessa administração. Mas a maior responsabilidade do prefeito, está no fato de, nos anos 2005, 2006, 2007 e 2008, não ter corrido atrás de uma alternativa como fez a cidade da Barra, solução que não lhe era interessante, pois sabia que teria de abrir mão do controle do Julieta Viana, um excelente arrebanhador de votos para seus candidatos. Tendo pois, perdido o “bonde da história”, agora tenta sair de fininho, jogando a culpa na crise mundial de 2009/2010, e nos governos estadual e federal. Estamos de olho.

- A deletéria condução dos trabalhos, e as declarações atabalhoadas e maldosas do presidente da Câmara, vereador Joaquim Lopes Rabelo, merecem um destaque especial, e vamos falar do assunto em uma outra matéria, na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).