Blog de Merval Pereira
A saúde do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, pode afetar a eleição presidencial. Os últimos exames, analisados por médicos brasileiros, indicam que o câncer está em processo de metástase, se alastrando em direção ao fígado, deixando pouca margem a uma recuperação.
Como a eleição presidencial se realiza dentro de 8 meses, a 7 de outubro, dificilmente o presidente venezuelano estaria em condições de fazer uma campanha eleitoral que exigirá muito esforço físico, pois a oposição já tem em Henrique Capriles um candidato de união.
O ex-embaixador dos Estados Unidos na OEA, Roger Noriega, invocando informações de dentro do governo venezuelano, escreveu artigo recentemente no portal de internet da InterAmerican Security Watch intitulado "A Grande mentira de Hugo Chávez e a Grande Apatia de Washington".
Nesse artigo ele dizia que o câncer está se propagando mais rapidamente do que o esperado e poderia causar-lhe a morte antes mesmo das eleições presidenciais.
EM DESVANTAGEM NAS PESQUISAS, SARKOZY ANUNCIA CANDIDATURA
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quarta-feira em um programa de TV a sua candidatura à reeleição. Pressionado pelo baixo desempenho nas pesquisas, o governante decidiu lançar sua campanha antes do previsto. Mesmo com as pesquisas indicando o socialista François Hollande de cinco a oito pontos percentuais à sua frente, Sarkozy disse que não lutar por um segundo mandato seria como “abandonar o navio” em meio à crise. — Eu sou presidente e candidato para que esta campanha seja útil para os franceses — disse Sarkozy. — Se decidi me candidatar é porque tenho coisas a dizer, propostas a fazer. O presidente em exercício tem mais deveres e direitos, e isso se impõe em minhas ações, sobre mim mesmo. Durante o programa, Sarkozy defendeu seu primeiro governo, mas disse que não é “possível fazer tudo em cinco anos”. Referindo-se à crise econômica que assola a Europa, o presidente francês propôs um referendo sobre o desemprego no país e afirmou querer instituir uma indenização para os desempregados. (O Globo)
ASSEMBLEIA GERAL DA ONU APROVA RESOLUÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA NA SÍRIA
A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que condena as violações de direitos humanos na Síria e pede que a violência no país chegue ao fim.
A iniciativa, apoiada pelos países árabes, é a tentativa mais recente de mediar um fim para a crise.
A resolução também pede que o presidente sírio Bashar Al-Assad deixe o poder.
Grupos de direitos humanos dizem que 7 mil civis foram mortos na Síria desde o início do levante popular contra Assad, em março de 2011.
Na última quinta-feira, segundo eles, pelo menos 40 pessoas foram mortas em um ataque em Homs.
Também há relatos de que o famoso blogueiro pró-democracia Razan Ghazzawi foi preso, juntamente com Mazen Darwish, chefe do Centro Sírio de Mídia e Liberdade de Expressão, e uma dúzia de outras pessoas.
'HOMEM-BOMBA DA CUECA' É CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA NOS EUA
Um juiz federal nos Estados Unidos condenou à prisão perpétua a um muçulmano nigeriano que tentou explodir um avião americano com uma bomba costurada em sua cueca.
Durante o julgamento, Umar Farouk Abdulmutallab, que ficou conhecido como o "homem-bomba da cueca", de declarou culpado de oito acusações, incluindo a tentativa de assassinato de 289 pessoas.
No dia de Natal em 2009, ele embarcou em um voo da Northwest Airlines em Amsterdã, na Holanda, que ia para Detroit.
Quando o avião se aproximava de seu destino, o nigeriano tentou detonar a bomba, mas ela não explodiu. Ele teve sérias queimaduras, mas ninguém mais se feriu. (BBC Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).