segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INTERNACIONAIS

27/02/2012

FARC ANUNCIAM FIM DE SEQUESTROS E LIBERTAÇÃO DOS ÚLTIMOS REFÉNS
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo o fim da prática de sequestros e a libertação de maneira conjunta dos dez militares e policiais que seguem em seu poder como reféns. Os anúncios aparecem em uma declaração pública que o Secretariado do Estado-Maior Central do grupo rebelde divulgou nas “montanhas da Colômbia” e divulgou em seu site. “Anunciamos que a partir da data banimos a prática deles (sequestros) em nossa atuação revolucionária”, informaram as Farc, que disseram que a decisão obriga a guerrilha a derrogar uma “lei” do grupo rebelde de 2000 sobre seu financiamento com o sequestro de civis. Leia mais no UOL.

TV RUSSA DIZ QUE DOIS FORAM PRESOS POR COMPLÔ PARA MATAR PUTIN
A televisão estatal russa disse nesta segunda-feira que dois homens foram presos sob suspeita de terem planejado assassinar o primeiro-ministro do país, Vladimir Putin.
A TV Canal Um afirmou que o complô foi planejado para depois das eleições presidenciais do próximo domingo, para a qual Putin é o favorito.
A rede afirmou que as prisões foram feitas na cidade de Odessa, na Ucrânia. Os dois homens são acusados de estarem a serviço do criminoso checheno Doku Umarov.
As autoridades russas e ucranianas não se manifestaram sobre o suposto complô.(BBC Brasil)
BZ-Putin é um tirano e quer se perpetuar no poder, onde chegou por meio de métodos não muito republicanos: ele era alto oficial da polícia secreta da antiga União Soviética, e preservou os arquivos que contem informações "sensíveis" sobre políticos e empresários da Rússia. Essas informações "sensíveis", são usadas para conseguir apoio político: pura chantagem.


OPOSIÇÃO REJEITA REFERENDO E PEDE BOICOTE NA SÍRIA
Agência Estado
BEIRUTE - Os Comitês de Coordenação Locais (CCL), da oposição da Síria, rejeitaram nesta quinta-feira a proposta de uma nova Constituição, feita pelo governo do presidente Bashar Assad, e pediu aos eleitores que boicotem o referendo, marcado para o final deste mês, e que intensifiquem os esforços para derrubar o regime.
Assad, que há 11 meses luta contra um levante contra seu regime, anunciou na quarta-feira a realização de um referendo em 26 de fevereiro, depois de seu governo ter rejeitado uma acusação da Organização das Nações Unidas (ONU) de crimes contra a humanidade. As informações são da Dow Jones.
BZ-A faixa diz:"A comunidade internacional deve manter sua responsabilidade com os civis da Síria".


OPOSIÇÃO BOICOTA REFERENDO DE ASSAD
DAMASCO - O Estado de S.Paulo
Em um novo dia de banho de sangue na Síria, a ditadura de Bashar Assad realizou ontem um referendo sobre a adoção de uma nova Constituição - a qual permitira ao presidente permanecer no poder em Damasco até 2028. A votação foi boicotada pela oposição.
Segundo opositores, o cerco à cidade de Homs e ataques em outras regiões da Síria mataram 17 civis ontem. Emboscadas de militantes deixaram ainda 14 soldados de Assad mortos, ampliando temores de que a crise - que já dura quase um ano - descambe de vez para uma guerra civil.
BZ-O ditador Assad continua massacrando a´população civil de modo indiscriminado. É preciso uma ação enérgica da ONU no sentido de evitar um genocídio.


MONARQUIA ESPANHOLA É A MAIS BARATA DA EUROPA, DIZ ESTUDO
Folha.com
O salário anual líquido do rei Juan Carlos da Espanha é de € 175.622 (cerca de R$ 404 mil), quase cinco vezes inferior ao da rainha da Holanda e sete vezes menor que o do monarca norueguês, enquanto o orçamento da Coroa espanhola é o mais barato das monarquias europeias.
Esta é uma das conclusões do relatório "O custo orçamentário das monarquias na Europa", realizado em 2011 pelo professor belga de Administração e Finanças Públicas Herman Matthijs e divulgado neste domingo na Espanha.
O estudo analisa os gastos das oito monarquias europeias --Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suécia, Reino Unido, Espanha e o grão-ducado de Luxemburgo-- e das Presidências de França e Alemanha --as duas maiores potências republicanas do continente.
BZ-O custo baixo é um dos pontos usados pelos que defendem a volta do Brasil ao sistema de Monarquia Constitucional. Além disso, o monarca não se mete nos "negócios" do governo, como fazem os executivos do sistema republicano/presidencial, que desviam bilhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).