sexta-feira, 8 de novembro de 2013

INTERNACIONAIS

08/11/2013

VENEZUELA CRIA AGÊNCIA QUE CENTRALIZA ENTRADA DE DÓLARES 


Agência Estado 
O presidente venezuelano Nicolas Maduro anunciou na quarta-feira que o governo vai reorganizar o sistema de distribuição de dólares a importadores. A iniciativa faz parte de seus esforços para combater a escassez de bens básicos e o que ele chamou de “guerra econômica” contra o país. Todos os mecanismos para a injeção de moeda forte na economia venezuelana serão agora controlados pelo recém-lançado Centro Nacional de Comércio Exterior, disse Maduro em anúncio transmitido pela televisão. A principal agência de câmbio do governo venezuelano, conhecida como Cadivi, assim como o sistema de leilão complementar para a venda de dólares serão englobados pela novo centro de comércio. Há meses agentes do governo da Venezuela vêm indicando que uma plataforma adicional para a distribuição dos dólares estava sendo planejada. Provavelmente, a taxa câmbio venezuelana ficará ainda mais depreciada do que a oficial de 6,30 bolívares por dólar. 
BZ-Controle de câmbio revela descontrole das finanças do país e resualta em revigoração do mercado paralelo ilegal.


MADURO QUER INSTALAR BATERIAS ANTIMÍSSEIS EM FAVELAS DA VENEZUELA 



O Globo 
Enquanto seu país enfrenta há meses uma crise de abastecimento de produtos básicos e altos índices de inflação - 45,8% no acumulado do ano até outubro -, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decidiu anunciar nesta quinta-feira a instalação de mísseis antiaéreos em pontos estratégicos do país, como montanhas e favelas. O objetivo é dissuadir eventuais ataques de “uma aviação militar inimiga, estrangeira, imperialista”. - Vocês sabem qual é o maior poder militar para garantir a paz? Não são os mísseis nucleares dos Estados Unidos. Não. O maior poder militar é um povo organizado, Forças Armadas fortalecidas que sirvam de dissuasão para que os loucos que planejam coisas contra a Venezuela saibam que há um custo impagável em meter-se com nosso país - disse Maduro. 
BZ-Pura demagogia populista, para desviar a atenção dos venezuelanos dos fracassos econômicos do governo. Uma gestão absolutamente calamitosa e desastrada, que vai custar muitos dissabores ao povo.


SENADO DOS EUA APROVA LEI CONTRA DISCRIMINAÇÃO TRABALHISTA A GAYS 



O Globo 
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, com apoio de ambos os partidos, um projeto de lei que proíbe a discriminação contra homossexuais no ambiente de trabalho. Todos os 52 senadores democratas e os 2 independentes votaram "sim" ao projeto, que teve o apoio também de 10 republicanos. Na Câmara dos Deputados, dominada pela oposição conservadora, a medida tende a ter mais dificuldades para ser aprovada. Críticos dizem que a nova lei representa uma intrusão federal indevida nos ambientes de trabalho, pois obrigaria alguns patrões a contrariarem suas crenças religiosas na hora de decidir quem contratar. 


COMBATE PESADO ENTRE MILÍCIAS RIVAIS TOMA CAPITAL DA LÍBIA 



O Globo 
Tiros antiaéreos e explosões de granada atingiram várias partes de Trípoli na noite desta quinta-feira, a segunda vez nesta semana em que a capital da Líbia é abalada por confrontos entre milícias rivais. Uma fonte de segurança disse à Reuters que um grupo fortemente armado entrou na capital para se vingar pela morte de um de seus combatentes em um tiroteio em Trípoli na terça-feira. Dois anos após a queda de Muammar Gaddafi, a milícia que ajudou a derrubá-lo agora controla grande parte do país norte- africano e seus membros regularmente se enfrentam. 
BZ-Livrar-se do Kadafi é um coisa, pacificar as muitas facções políticas, tribais, etc... é outra coisa.


QUEIXAS CONTRA PARTIDO COMUNISTA SERIAM RAZÃO DE ATENTADOS NA CHINA FOLHA DE SÃO PAULO



Moradores de Taiyuan, capital da província de Shanxi, no nordeste da China, acreditam que queixas de habitantes contra o Partido Comunista podem estar por trás dos atentados de quarta-feira (6), informou o jornal japonês "The Asahi Shimbun". Uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas em pelo menos sete explosões ocorridas perto do escritório do braço provincial do Partido Comunista chinês. Nesse tipo de agência, que existe em todo o país, cidadãos podem protestar contra práticas administrativas injustas. O governo ainda especula quais teriam sido os motivos para o que já foi descrito como uma ação terrorista. (REUTERS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).