segunda-feira, 21 de abril de 2014

INTERNACIONAIS

21/04/2014

CONFLITO EM PROTESTOS EM CARACAS 


O Globo 
Centenas de manifestantes marcharam neste domingo de Páscoa em Caracas pela “ressurreição da democracia”, em uma nova jornada de protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro, que começaram há mais de dois meses deixaram um saldo de 41 mortos. 
Com bandeiras da Venezuela, a multidão caminhou até a sede das Nações Unidas (ONU) na Venezuela, no município de Chacao, a Leste de Caracas, onde há mais de um mês estudantes instalaram um acampamento com pelo menos 120 barracas em protesto contra a gestão de Maduro. 


EUA COGITAM EXERCÍCIO MILITAR NA POLÔNIA E ESTÔNIA 


Os Estados Unidos estão considerando desembarcar cerca de 150 soldados para exercícios militares na Polônia e na Estônia nas próximas semanas, disse um oficial do ocidente neste sábado que não quis revelar sua identidade. 
Os exercícios seguem-se ao reforço pela Rússia de sua presença militar próximo à fronteira com a Ucrânia e à anexação da Crimeia pela Rússia no mês passado. 
Os exercícios teriam duração de cerca de duas semanas, mas podem ser retomados ou continuados ao longo do tempo, e outras localidades do leste europeu podem ser consideradas. 
Não foi revelada uma data específica para a chegada do exército norte-americano, mas espera-se um anúncio nesse sentido na semana que vem. Agência Estado 
BZ-Exercício Militar é a desculpa (eufemismo) usada pelas potências militares, quando querem concentrar forças próximas às áreas de conflito.


ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DO EGITO TERÁ APENAS 2 CANDIDATOS 

O ex-general do Exército, Abdel Fattah al-Sisi,
Comitê Eleitoral do Egito confirmou apenas dois candidatos para as eleições presidenciais do país. 
O ex-general do Exército, Abdel Fattah al-Sisi, que derrubou o primeiro presidente eleito, no Egito, em julho de 2013, enfrentará o político de esquerda, Hamdeen Sabahi, na eleição presidencial. O primeiro turno está marcado para os dias 26 e 27 de maio. De acordo com o Comite Eleitoral egípcio, os dois foram os únicos que apresentaram a documentação necessária para lançar suas candidaturas à presidência. Nenhum dos candidatos, no entanto, delineou propostas de campanha para combater a pobreza, a escassez de energia e a taxa de desemprego. Problemas que afligem a população no Egito. 
BZ-Desde que o coronel Nasser destronou o fraco e corrupto rei Farouk, em 1954, o poder é exercido pelo exército. Nasser governou até sua morte por enfarto em 1970, foi sucedido por Sadat,  até ser assassinado por fundamentalistas islâmicos, quando foi sucedido por Mubarak, todos generais. Parece que tudo vai continuar como dantes, após o breve período democrático, quando foi eleito como presidente, o civil Morsi, que governou por pouco mais de 1 ano e foi deposto pelo exército. 


SEPARATISTAS DE SLAVIANSK PEDEM INTERVENÇÃO DE MOSCOU 


Após mortes em tiroteio, ativistas pró-Rússia pedem a intervenção de Vladimir Putin em cidade do leste ucraniano. 
O prefeito autoproclamado de Slaviansk, o separatista Viacheslav Ponomariov, pediu ao presidente Vladimir Putin o envio de tropas russas para proteger a população local, depois que um tiroteio deixou cinco mortos no domingo de Páscoa. 
Um grupo de homens armados abriu fogo contra o posto de controle, montado pelos separatistas pró-Rússia na cidade ucraniana. 
BZ-Assim começaram os grandes conflitos. Um grupo local, pede a proteção de uma potência estrangeira, que sob o pretexto de proteger vidas humanas em jogo, coloca suas tropas a  ocupar áreas ou posições na área, o que equivale a uma invasão.


IÊMEN: ATAQUE DE DRONE MATA 30 MILITANTES DA AL-QAEDA 


Um ataque de drone (avião não tripulado) no sul do Iêmen matou pelo menos 30 supostos militantes da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda neste domingo, disse um chefe tribal. 
Este foi o mais recente de uma série de ataques aéreos no país. Mais cedo, houve ainda relatos de muitos outros feridos na cidade de Al-Mahfad, na província de Abyan. 
No sábado, autoridades de segurança já haviam reportado outro ataque de drone na região central do país. Pelo menos 15 supostos militantes da Al-Qaeda e três civis foram mortos na província de Baida. 
Os Estados Unidos são o único país que opera drones no Iêmen, mas autoridades norte-americanas raramente discutem o programa sigiloso que mantêm no país. Informações da Dow Jones Newswires.
BZ-Esses pequenos aviões dirigidos por controle remoto, tem um imenso poder de fogo, e causam estragos imensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).