segunda-feira, 21 de abril de 2014

NACIONAIS

21/04/2014

A VIDA COMO ELA É


Ilimar Franco, O Globo 
Independentemente de quem for eleito para a Presidência, os políticos veteranos do Congresso antecipam características do próximo governo. 
O partido do futuro presidente terá, no máximo, um quinto da Câmara (100) e um quarto do Senado (20). O governo será de coalizão. 
Para que ele tenha um mínimo de estabilidade, vai precisar do apoio do partido âncora, o PMDB. Sua base parlamentar será heterogênea. 
O partido do presidente, como fez o PSDB no governo FH, como agiu o PT na gestão Lula e como se comporta agora na administração Dilma, vai tentar limpar sua imagem às custas de enxovalhar o PMDB. 
Sustentada em pesquisas, esta é a receita do marketing dos últimos 20 anos. 


FALA DE GABRIELLI REFORÇA ABERTURA DE CPI, DIZ OPOSIÇÃO 


João Domingos, Estadão 
A entrevista de José Sérgio Gabrielli ao Estado de Domingo, 20, na qual ele afirma que a presidente "Dilma não pode fugir à responsabilidade" pela decisão da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, reforçou a necessidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o negócio, avaliaram líderes da oposição, entre eles o senador tucano Aécio Neves (MG), pré-candidato a presidente da República. 
Esta será uma semana decisiva para a criação da CPI, pois a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá decidir se o Congresso fará uma CPI restrita à estatal, como querem os oposicionistas, ou se abrangente, para investigar também o pagamento de propina para facilitação de obras no metrô e nos trens de São Paulo, e sobre a construção do Porto de Suape, em Pernambuco. 
BZ-Convém lembrar que Gabrielli é homem da total confiança de Lula, que o considera um gênio, e o nomeou presidente da Petrobrás, com os resultados que já conhecemos. Será que tem o apoio de Lula para dizer o que está dizendo? 

RENAN AJUDARÁ GOVERNO A EVITAR CPI RESTRITA À PETROBRAS 

Senador Renan Calheiros,PMDB/Al, sempre de costas ao interesse público.
Déborah Àlvares, Estadão 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já avisou que vai apostar no argumento de interferência do Judiciário sobre o Legislativo caso a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decida pela instalação de uma CPI exclusiva para investigar a Petrobras. 
No outro extremo, trabalhando com a possibilidade de a ministra optar pela CPI "combo" - que investigaria cartel de metrô e trens, em São Paulo, e o Porto de Suape, em Pernambuco -, a oposição já prepara, além de outro recurso ao Supremo, um esvaziamento da comissão. 
BZ-Com atitudes similares como esta, o senador Renan "cobre o rabo" do governo. Com isso, ganha o direito de nomear seus protegidos para altos cargos governamentais e nas estatais, como o diretor da Petrobrás, indicado por ele, e que agora está implicado no criminoso esquema de falcatruas.


VACINAÇÃO NACIONAL CONTRA GRIPE COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA 


A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa terça-feira (22) e só termina no dia 9 de maio. 
A faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos neste ano.
A meta do Ministério da Saúde é de vacinar 80% do público-alvo, composto por 49,6 milhões de pessoas em todo o país. 
Também compõe esse grupo pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 
As doses da vacina que serão distribuídas protegem contra três subtipos do vírus: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).