quarta-feira, 23 de abril de 2014

INTERNACIONAIS

23/04/2014

MINISTRO ARGENTINO RECLAMA DE REDUÇÃO DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS 

O ministro e a presidente Kirchner
Janaína Figueiredo e Eliane Oliveira, O Globo 
O ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, aproveitou seu segundo encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, realizado nesta terça-feira, em Buenos Aires, para transmitir a profunda irritação da Casa Rosada pelo fato de, nos últimos meses, o Brasil ter diminuído suas importações de automóveis argentinos e, paralelamente, aumentando as compras de países de fora do Mercosul. 
Segundo fontes argentinas, Kicillof disse a Borges que o governo Cristina Kirchner não facilitará a entrada dos carros brasileiros à Argentina (nos primeiros três meses do ano as exportações de automóveis brasileiros recuaram 32%, em relação ao mesmo período do ano passado), enquanto o Brasil não reverter esta tendência. 


TRIBUNAL ORDENA SANTOS A RESTITUIR EX-PREFEITO DE BOGOTÁ 

Gustavo Petro

O Globo  
O Tribunal Superior de Bogotá ordenou nesta terça-feira que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, restitua o ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro nas próximas 48 horas, em conformidade com a decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), informou à AFP o advogado de defesa Iván Acuña. Santos destituiu Petro em março passado por meio de uma sanção administrativa que havia sido imposta ao prefeito em dezembro passado e após três meses de batalha judicial. 


UCRÂNIA ORDENA QUE OPERAÇÃO ANTITERROR SEJA RETOMADA 


O presidente da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, ordenou que as forças de segurança do país retomem as operações “antiterrorismo” no leste do país, que haviam sido suspensas após um acordo para amenização de tensões na região. 
O pacto feito entre representantes da Ucrânia, Rússia, União Europeia e Estados Unidos na semana passada afirmava que todos os envolvidos no conflito deveriam evitar o uso da violência. 
Além disso, os prédios ocupados por ativistas em território ucraniano deveriam ser esvaziados. Contudo, os manifestantes pró-Rússia não aceitaram o acordo e alegaram que não fazem parte do pacto. 
De acordo com informações da BBC, a decisão do presidente foi tomada depois que dois homens, incluindo um político local, foram encontrados “torturados até a morte”. 
O nome do político era Vladimir Rybak e o corpo foi encontrado perto da cidade de Slovyansk, que tem se tornado um dos principais focos de tensão entre forças oficiais e militantes pró-Rússia no Leste do país. 
Ainda na cidade, o ministério de Defesa da Ucrânia disse que um avião militar foi atingido por tiros durante um voo de reconhecimento sobre o local. O ministério afirmou que a aeronave Antonov-30, conhecida como Clank sob as definições da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), foi alvo de tiros e diversas balas o atingiram. 
O avião aterrissou de maneira segura e, ao final do dia, já havia sido plenamente concertado. Este foi o primeiro incidente do tipo durante a crise na Ucrânia. Agência Estado 


KERRY AMEAÇA RÚSSIA COM MAIS SANÇÕES 


O Globo 
O secretário de Estado americano, John Kerry, manifestou nesta terça-feira ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, sua “profunda preocupação” diante da ausência de “passos positivos” de Moscou para reduzir a tensão na Ucrânia, disse um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado. 
Kerry também advertiu que, se não houver avanços em relação ao acordado na semana passada em Genebra, isso levará a sanções adicionais contra a Rússia, acrescentou a mesma fonte consultada pela agência AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).