quinta-feira, 24 de abril de 2014

INTERNACIONAIS

24/04/2014

CUBA, VENEZUELA E HONDURAS NA LISTA NEGRA DOS DIREITOS HUMANOS 


O Globo 
O relatório anual da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, publicado nesta quarta-feira, destacou Cuba, Venezuela e Honduras como países que mantém graves violações de direitos humanos. 
O órgão, uma entidade independente da Organização dos Estados Americanos (OEA), também expressou preocupações com a liberdade de expressão e a independência do sistema judicial no Equador, a suspensão da nacionalidade a descendentes de haitianos na República Dominicana, e as condições dos detidos na prisão americana de Guantánamo, em Cuba. 


RÚSSIA ESTÁ PERTO DE DESMEMBRAR A UCRÂNIA, DIZ POLÔNIA 


O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, disse nesta quarta-feira que a Rússia está se aproximando cada vez de um desmembramento da Ucrânia, apesar do acordo de Genebra assinado na semana passada, que deveria aliviar as tensões entre Moscou e Kiev. 
“As consequências práticas de Genebra são um pouco deprimentes”, afirmou Tusk a repórteres. “A Rússia e as pessoas que implementam a política russa na Ucrânia estão nos aproximando de um final desagradável que pode ser a desintegração da Ucrânia. 
Parece que as intenções da Rússia são bem claras.” Segundo o primeiro-ministro, “o que estamos vendo é a guerra moderna”, incluindo civis, algumas forças especiais, propaganda intensiva, elementos que podem ser “tão eficazes como tanques”. 
“A ameaça de regiões leste e sul, incluindo Odessa, serem separadas da Ucrânia parece bastante real. 
Eu não arriscaria elaborar nenhum prazo, mas temo que não vamos esperar muito tempo para ver novas fases deste drama ucraniano.” Agência Estado 


AGÊNCIAS HUMANITÁRIAS DA ONU PEDEM “MEDIDAS URGENTES” NA SÍRIA 


Os dirigentes das agências humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU) apelaram hoje (23) a todas as partes envolvidas no conflito da Síria para que tomem medidas urgentes para permitir “o acesso humanitário incondicional”, levantar os cercos impostos aos civis e pôr fim aos bombardeios. A vice-secretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários e Coordenadora da Ajuda de Emergência, Valerie Amos, o diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Anthony Lake, o Alto-Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, a diretora executiva do Programa Alimentar Mundial, Ertharin Cousin, e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, consideram que após o primeiro apelo, há um ano, “até à data, os esforços diplomáticos para pôr fim a anos de sofrimento falharam”. “Hoje, apelamos a todas as partes envolvidas neste conflito brutal para que tomem medidas urgentes a fim de permitir o acesso humanitário incondicional a todas as pessoas que dele precisam, utilizando todas as vias de comunicação disponíveis na Síria e por meio das fronteiras”, dizem os dirigentes. Leia mais na Agência Brasil. 


OBAMA APOIA JAPÃO EM DISPUTA SOBRE ILHAS SENKAKU 


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta quarta-feira que o acordo de segurança mútua entre Estados Unidos e Japão se aplica às ilhas que estão no centro de uma disputa territorial entre Japão e China. 
“A política dos Estados Unidos é clara”, afirmou Obama, em entrevista ao jornal japonês Yomiuri publicada antes de sua chegada a Tóquio, primeiro ponto de uma viagem por quatro países da Ásia. 
“As ilhas Senkaku são administradas pelo Japão” e, portanto, recaem sobre o tratado EUA-Japão, salientou o presidente dos EUA. “E nós nos opomos a quaisquer tentativas unilaterais de minar a gestão japonesa dessas ilhas.” 
A declaração busca garantir ao Japão que os EUA atuariam em sua defesa se a China decidisse tomar as ilhas, conhecidas como Diaoyu em território chinês. 
A anexação da Crimeia pela Rússia despertou preocupação sobre a vontade política dos EUA de proteger aliados asiáticos, principalmente dentro do Japão e das Filipinas. Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).