domingo, 27 de julho de 2014

INTERNACIONAIS

27/07/2014

PAPA VISITA CIDADE CONTROLADA PELA MÁFIA 


Agência Estado 
O papa Francisco visitou neste sábado a cidade de Caserta, no sul da Itália, conhecida pelo forte poder da máfia local. 
Durante sua homilia em um palácio do século XVIII, o pontífice arrancou aplausos da multidão ao afirmar que seu rebanho "precisa ter coragem de dizer ''não'' a qualquer forma de corrupção e ilegalidade". 
A região é controlada pela família Casalesi, que faz parte da Camorra. 
As referências de Francisco à máfia ficaram ainda mais claras quando ele criticou "o mal, a violência e o abuso deslavado de poder". Enquanto isso, um cartaz carregado por um fiel dizia "Fora a Camorra". 
No mês passado, na Calábria, outra região no sul da Itália infestada pelo crime organizado, o papa disse que os mafiosos foram excomungados em função da sua "adoração ao mal". Fonte: Associated Press. 


85 CORPOS RETIRADOS DE ESCOMBROS DURANTE TRÉGUA EM GAZA 


Está em vigor a trégua humanitária na Faixa de Gaza. Nas primeiras horas, foi grande o número de corpos retirados de escombros de prédios destruídos em bombardeios. Até agora, 85 cadáveres foram levados a hospitais de Gaza. 
 O território palestino, que já tem infraestrutura precária, agora está com bairros totalmente destruídos. 
Muitos palestinos puderam voltar para casa, pela primeira vez, em 19 dias. E encontraram apenas destroços. As famílias deixaram as moradias e se abrigam em escolas administradas pela ONU, mesquitas e casas de parentes. 
Pouco antes do início da trégua humanitária, 18 pessoas de uma mesma família, incluindo 5 crianças, morreram em um bombardeio contra a cidade de Khan Younis. Band News 


UE APLICA SANÇÕES CONTRA CHEFES DE INTELIGÊNCIA RUSSOS 


A União Europeia estendeu as sanções impostas contra a Rússia a altos oficiais de inteligência e líderes da revolta pró-Rússia no leste da Ucrânia, segundo informam documentos oficiais. 
Entre as 15 novas pessoas objeto de um congelamento de bens e proibição para viagens estão Alexander Bortnikov, chefe do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB) e Sergei Beseda, chefe do departamento de operações internacionais e atividade de inteligência. 
Quatro membros do Conselho de Segurança da Rússia também foram incluídos na lista. 
As novas medidas, destinadas a pressionar Moscou e seus aliados na Ucrânia, foram anunciadas no jornal oficial da UE e passam a ter efeito imediato. 
Ao mesmo tempo, dezoito organizações ou negócios, incluindo formações rebeldes no leste da Ucrânia, foram acrescentados na lista de bloqueio comercial. 
A ação trouxe para 87 o número total de pessoas sob sanção da UE por conta de fatos relacionados à anexação da Crimeia e à revolta no leste da Ucrânia. 
Dois negócios de energia baseados na Crimeia já tinham tido seus bens da UE congelados. 
Mais cedo na sexta-feira, embaixadores chegaram a um acordo preliminar para irem ainda mais além nas sanções a Rússia, mirando seu acesso ao mercado de capitais europeu e negócios no setor de defesa, uso de bens e tecnologias sensíveis. 
Em um documento preparado pelos embaixadores, autoridades da UE sugerem restringir o acesso de instituições financeiras russas detidas pelo Estado ao mercado de capitais da Europa. 
Apenas no ano passado, segundo o documento, 47% de todos os títulos de dívida emitidos por essas instituições vieram do mercado financeiro europeu, uma captação de 7,5 bilhões de euros. 


ONDA DE CALOR DEIXA OITO MORTOS E 1800 HOSPITALIZADOS NO JAPÃO 


Uma forte onda de calor atinge o Japão e, neste sábado (26), causou a morte de mais oito pessoas, além de deixar cerca de 1800 hospitalizadas, dez delas inconscientes, de acordo com dados divulgados pela televisão pública NHK. 
Na última sexta-feira, três faleceram e 1200 foram atendidas em hospitais. 
A maioria dos casos é de pessoas idosas, que correspondem a um quarto da população japonesa. 
A temperatura tem marcado entre 35 e 39 graus em algumas regiões do país. A onda de calor é comum na temporada, mas tem se acentuado nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).