sábado, 2 de agosto de 2014

INTERNACIONAIS

02/08/2014

CRISE ARGENTINA INFLUENCIA DÓLAR E BOLSA NO BRASIL 


O calote argentino foi um dos principais componentes para um dia considerado ruim nos mercados brasileiros. 
Na quinta-feira, 31 de julho, o dólar fechou em alta pelo terceiro dia seguido, de 0,98%, atingindo a cotação de R$ 2,27. É a maior cotação desde 4 de junho. 
A Bolsa de Valores de São Paulo, por sua vez, fechou em queda pela quinta sessão seguida: o Ibovespa recuou 1,84%, atingindo 55.829 pontos. 
No caso do dólar, vários fatores influenciaram na alta da cotação. Além da Argentina, o mercado também se pautou pela reavaliação do comunicado de quarta-feira, 30, do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Se, por um lado, a instituição havia sinalizado manutenção dos juros em patamares baixos por um “tempo considerável”, por outro ela citou a menor probabilidade de a inflação no país ficar abaixo de 2%. 
Ao mesmo tempo, os dados mais recentes da economia americana são bons, o que, na visão de parte do mercado, eleva as chances de o Fed subir juros antes de meados de 2015. 
No caso específico da Argentina, de acordo com profissionais ouvidos pelo Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, o calote não teve um efeito imediato tão forte na taxa de câmbio, mas foi mais um fator para ajudar na alta da cotação. 
Tudo porque existe a expectativa de que os problemas argentinos prejudiquem as exportações do Brasil para o vizinho, o que impactaria a balança comercial. 
Um outro fato que pesou no câmbio foi a crise no Banco Espírito Santo (BES), de Portugal. 
O banco anunciou, na quarta-feira, 30, um prejuízo de 3,488 bilhões no segundo trimestre deste ano.
Além disso, ficou oficializado que a instituição precisa de reforço de capital para continuar com as portas abertas. Fabrício de Castro e Claudia Violante, Agência Estado 


OBAMA ADMITE TORTURA DE PRESOS DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO 


O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira ter “total confiança” no diretor da CIA, John Brennan, e admitiu que os Estados Unidos torturaram prisioneiros depois dos atentados de 11 de Setembro. 
“Nós fizemos muitas coisas que eram certas, mas nós torturamos algumas pessoas. 
Fizemos algumas coisas que são contrárias aos nossos valores”, disse, em entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington. 
As declarações foram dadas no momento em que o Senado prepara a divulgação de um relatório sobre o programa de interrogatórios da CIA. 
Obama não mencionou uma das revelações do documento, segundo a qual as práticas da agência de inteligência produziram pouca informação útil, segundo trechos do relatório que foram vazados. 
BZ-Esta declaração do presidente Obama, deveria vir acompanhada de ações condizntes com os valores apregoados e defendidos pelos americanos. Uma delas, seria fechar a prisão de Guantanamo, uma vergonha para quem acredita em democracia, direitos humanos, etc... 


BRAÇO ARMADO DO HAMAS REIVINDICA SEQUESTRO DE SOLDADO 


Por: Redação do Diário do Poder 
A Brigada Ezzedeen al-Qassam, braço armado do Hamas, afirmou à agência de notícias Maan que “capturou” um militar israelense hoje (01). Mas, eles contestaram a versão divulgada por Israel. 
Segundo eles, os soldados israelenses se moveram já à noite para a zona de Rafah, mesmo com o anúncio de trégua. 
De acordo com a imprensa local, o militar é um oficial da brigada de infantaria de Ghivati. Seu nome seria Hadar Goldin e ele teria 23 anos. 
Mais cedo, um porta-voz do Exército afirmou que “de manhã, um ataque foi realizado contra forças israelenses que operavam na destruição de um túnel”. 


PERITOS ENCONTRAM NOVOS CORPOS EM LOCAL DE QUEDA DO VOO NA UCRÂNIA 


Especialistas internacionais identificaram novos restos mortais no local da queda do voo MH17, no leste da Ucrânia, anunciaram autoridades holandesas nesta sexta-feira (1°). 
"Os 70 peritos holandeses e australianos terminaram, por hoje, seu trabalho no local da queda do avião", declarou o ministério holandês da Segurança e da Justiça em um comunicado. 
Segundo ele, todos os corpos encontrados foram recuperados e devem ser levados ao país para identificação. Apenas nesta quinta (31), a missão de repatriamento conseguiu ter acesso ao local do acidente. 
Baseada em Donetsk, a ação internacional decidiu mudar sua base. Ela será instalada agora em Soledar. A cidade de Kharkiv, mais ao norte, continua a ser a base logística. Informações do G1. 


EXPLOSÃO DE GÁS MATA PELO MENOS 26 E FERE 267 EM TAIWAN 


Pelo menos 26 pessoas morreram e 267 ficaram feridas quando um gasoduto subterrâneo explodiu, destruindo ruas de Kaohsiung, a segunda maior cidade de Taiwan, lançando pedaços de concreto e carros para o ar. 
Horas mais tarde, as 12 mil pessoas que haviam deixado a região por medo de mais explosões já havia retornado para suas casas após receber garantias das autoridades. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).