sábado, 2 de agosto de 2014

NACIONAIS

02/08/2014

PLANALTO PODE SER IMPEDIDO DE EDITAR WIKIPÉDIA 


Nesta semana, o jornal Folha de S. Paulo revelou que computadores instalados no Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília, foram usados para editar artigos de políticos na Wikipédia – precisamente, a página do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, que citava suspeitas de corrupção, foi alterada por servidores federais. 
As mudanças foram realizadas no ano passado, antes do início da campanha, mas o serviço colaborativo já se prepara para a enxurrada de edições tendenciosas que tradicionalmente ocorrem às vésperas de eleições, criando "perfis-pinóquio" de candidatos. 
A ação, que é comum no Brasil e exterior, é repelida por um exército de editores, que ao primeiro sinal de conflito de interesses reedita um texto na enciclopédia virtual. 
Em caso de reincidência, a Wikipédia não perdoa e bloqueia por tempo determinado o endereço IP (sequência de números que identifica um dispositivo em uma rede local ou pública) responsável pela mudança no termo. 
NO ALVO Delfim Netto, mais uma vez, acerta no alvo ao comentar o imbróglio entre o governo e o Santander por causa de um relatório do banco destinado a investidores. 
No próximo Canal Livre a ser exibido pela Band, Delfim crava: “O que o banco escreveu é bobagem, mas suas consequências, não. 
A partir da politização do caso pelo governo e da demissão pelo banco do analista que produziu o relatório, ninguém mais vai acreditar em qualquer informe de banco sobre a economia brasileira”. Por Lauro Jardim/Veja 
BZ-S a intenção é de evitar a propagação de mentiras, a medida não poderia ser outra.


TCU APONTA FALHAS GENERALIZADAS EM AÇÕES DO GOVERNO 


Por: Redação do Diário do Poder 
O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas generalizadas na gestão de algumas das principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff. 
Em relatório concluído nesta semana, em que consolida o resultado de 23 auditorias pelo País, o tribunal concluiu que “há falhas que devem ser consideradas sob um prisma sistêmico, afetando diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura”.
No documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o TCU checou o desempenho da administração pública na condução de iniciativas como o programa Minha Casa Minha Vida, além da atuação de órgãos como a Infraero e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à frente de projetos de grande porte. Paralelamente, o tribunal investigou como se desenrolaram as concessões realizadas nas áreas de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, entre outros projetos. 


ABE VÊ BRASIL COMO GRANDE OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO 


O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou nesta sexta-feira, 01, que o Brasil representa grandes oportunidades de investimentos japoneses nas áreas de energia, petróleo e infraestrutura. 
Numa breve declaração à imprensa, Abe disse que esse cenário tem despertado o interesse de companhias japonesas. Abe realiza hoje uma visita oficial de trabalho ao País. 
Ele foi recebido mais cedo pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e participará de um almoço oferecido em sua homenagem no Palácio do Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores. 
Ele destacou ainda que os dois países têm cooperado nas áreas de construção naval e siderurgia “com grande sucesso”. 
Abe disse também que Japão e Brasil atuam juntos na defesa da reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e felicitou a elevação das relações internacionais das duas nações para o nível de parceria estratégica global. Ricardo Della Coletta e Anne Warth, Agência Estado

Um comentário:

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).