sábado, 23 de agosto de 2014

INTERNACIONAIS

23/08/2014

PELO MENOS 38 PALESTINOS SÃO MORTOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS EM GAZA


Pelo menos 38 palestinos morreram nas últimas 24 horas após uma sequência de bombardeios aéreos de autoria israelense sobre a Faixa de Gaza, incluindo quatro na manhã de hoje (22). 
Com isso, sobe para 2.090 o número de palestinos mortos nos confrontos, a maioria deles, civis. 
“Entre os mortos, estão 561 crianças, 255 mulheres e 98 idosos”, informou, na noite de ontem (21), o Ministério da Saúde em Gaza, acusando Israel de ter matado um total de 86 famílias. 
Os acordos de trégua estabelecidos desde o dia 11 de agosto entre Hamas e Israel foram rompidos na última terça-feira (19), com o disparo de foguetes lançados de terras palestinas, o que levou os israelenses a responderem. 
Os ataques acabaram interrompendo as negociações indiretas entre as duas partes, promovidas pelo governo do Cairo, que propõe um cessar-fogo prolongado. Agência Brasil 


HAMAS MATA AO MENOS SETE PALESTINOS POR SUSPEITA DE COLABORAR COM ISRAEL 


Militantes do grupo extremista Hamas mataram sete palestinos suspeitos de colaborar com o Estado israelense em uma execução pública nesta sexta-feira (22). 
O assassinato em uma praça no centro da Cidade de Gaza foi vista por testemunhas e divulgada na página do Hamas na internet, o Al-Majd. Elas foram mortas por atiradores mascarados vestidos de preto, diante de uma multidão de mulçumanos que deixavam a mesquita logo depois de realizadas as preces. 
Em uma delegacia abandonada, em Gaza, mais outras 11 pessoas foram mortas também por suspeitas de colaborar com Israel, informaram as autoridades de segurança do Hamas. Bahia Notícias 


ESTADO ISLÂMICO EXPULSA 700 MIL IRAQUIANOS 


Por: Redação do Diário do Poder 
O Curdistão iraquiano, área sob controle curdo no Norte do Iraque, já abriga 700 mil iraquianos expulsos de suas casas desde o início das ofensivas pelos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI). 
A informação foi divulgada hoje (22) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). 
Segundo o porta-voz da agência da ONU, Adrian Edwards, a maioria dos refugiados chegou no início de junho. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas se deslocaram de suas casas no Iraque devido aos combates em 2014. 


NIGÉRIA CONFIRMA MAIS 2 CASOS DE EBOLA 


O governo da Nigéria revelou nesta sexta-feira a existência de mais dois casos de Ebola no país. 
A questão é que os dois infectados não fazem parte do grupo de pessoas que cuidou do passageiro que chegou de avião ao país, com os sintomas da doença, e morreu posteriormente, informou o ministro da Saúde Onyebuchi Chukwu. 
Os dois são esposos de um homem e de uma mulher que tiveram contato direto com o liberiano-americano Patrick Sawyer, que viajou para a Nigéria no mês passado e infectou outras 11 pessoas antes de morrer, em julho. 
Os cônjuges dos novos infectados também morreram em decorrência da doença, informou Chukwu aos repórteres em Abuja, a capital do país. Autoridades nigerianas inicialmente afirmaram que o risco de exposição a outras pessoas era mínimo, porque Sawyer foi levado para isolamento após chegar ao aeroporto. 
No início deste mês, porém, porém, Jider Idris, comissário de saúde de Lagos, a maior cidade do país, reconheceu que Sawyer não foi colocado em quarentena no primeiro dia em que chegou à Nigéria. 
Os dois casos recentes elevam o número de infectados confirmados na Nigéria, incluindo Sawyer, para 14. 
Cinco pacientes morreram por causa do ebola, cinco se recuperaram e saíram do hospital e outras quatro estão em tratamento, em condição de isolamento em Lagos, a capital comercial onde o voo de Sawyer aterrissou. 
O número de infectados é muito maior na Guiné, Serra Leoa e Libéria, com centenas de casos em cada país. A Libéria é a mais afetada, com 576 mortes. Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).