segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014

01/09/2014

CANDIDATA SURPRESA, MARINA É VÍTIMA DE SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES 


Antônio Jiménez Barca, El País 
A campanha eleitoral brasileira, cada vez mais acelerada, vertiginosa e hipnótica, gira quase exclusivamente em torno da candidata surpresa, Marina Silva, que assumiu o cargo depois da morte, em 13 de agosto, do candidato oficial do Partido Socialista do Brasil (PSB), Eduardo Campos, em um acidente de avião que mexeu com o país de cima a baixo e revolucionou tudo. 
Desde então, Silva, uma carismática ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, alfabetizada aos 16 anos, sobe progressivamente nas pesquisas, como uma flecha, sem que, por enquanto, se veja o seu teto: na última sondagem, publicada na última sexta-feira, empatava no primeiro turno com a presidenta Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), e superava a atual mandatária no segundo e definitivo por uma margem de dez pontos. 


CAETANO VELOSO DECLARA APOIO ABERTO A MARINA SILVA: ‘RECUSAR ISSO SERIA ESTAR CEGO PARA TODA LUZ’ 


O cantor Caetano Veloso resolveu se posicionar oficialmente em relação a essas eleições.
O artista, que tinha desistido de gravar vídeo a favor da candidatura de Eduardo Campos (PSB), que morreu em tragédia aérea recentemente, resolveu entrar de cabeça na campanha. 
Ele declarou apoio aberto a Marina Silva (PSB / Rede): “Recusar isso seria estar cego para toda luz".


DILMA AFIRMA QUE MARINA IRÁ DESEMPREGAR 


Fernanda Krakovics, O Globo 
A presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, convocou a imprensa ontem para dizer que a proposta de governo de sua principal adversária no momento, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, significa redução de emprego e é prejudicial à indústria nacional. “Eu li o programa de governo da candidata e vi propostas que me deram muita preocupação em relação ao emprego e à indústria nacional”, afirmou a presidente, que não respondeu a perguntas. Dilma ressaltou a política de conteúdo nacional de seu governo, principalmente para a indústria naval, e disse que os empregos no setor subiram de 2.500 vagas no ano 2000 para 81 mil em julho deste ano. 


VICE DE AÉCIO DIZ QUE MARINA USA ‘IDENTIDADE POSTIÇA’ PARA GANHAR VOTOS 


O candidato à vice-presidência da República pelo PSDB, senador Aloysio Nunes, criticou duramente a candidata Marina Silva (PSB) por usar uma “identidade postiça” para ganhar votos. 
“Ela improvisou uma personalidade palatável para esconder a imagem de sectarismo que sempre a caracterizou”, disse o tucano, que ainda ironizou o discurso socialista de “nova política”. 
“Marina demoniza Sarney, Renan e Collor. Os três apoiaram o governo Lula, do qual ela foi ministra. 
Eles prestavam e agora não prestam?”, questiona. Aloysio ainda classificou os esforços de aproximação de Marina com o agronegócio de “conversão de última hora” e disse que ela quer que em algumas áreas se possa plantar e, em outras, não.
“Então alguns brasileiros podem comer sementes que fazem mal à saúde, segundo a visão dela, e outros não?”, concluiu o companheiro de chapa de Aécio Neves. 
Nas pesquisas recentes, Marina Silva despontou como segunda colocada no primeiro turno e poderia ganhar de Dilma Rousseff na segunda etapa das eleições. Bahia Notícias

Um comentário:

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).