sábado, 20 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014

20/09/2014

URNAS ELETRÔNICAS SERÃO AUDITADAS NO DIA DAS ELEIÇÕES 


Para assegurar e demonstrar que o sistema de votação eletrônica é confiável, a Justiça Eleitoral desenvolveu mecanismos como a votação paralela. 
Criado em 2002, esse tipo de votação é uma auditoria pública realizada com o intuito de atestar a segurança da urna eletrônica. A votação paralela acontece durante o dia do pleito, das 8h às 17h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 
O procedimento é nacional e aberto à imprensa e à sociedade civil, contando com o apoio e participação do Ministério Público, Ordem dos Advogados e representantes dos partidos políticos. A escolha das urnas eletrônicas (UEs) para a votação paralela é aleatória e ocorre um dia antes da eleição, tanto no primeiro turno, quanto no segundo, se houver. 
As urnas a serem auditadas são sorteadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado. 
Na Bahia, existem 33.878 seções eleitorais e, ao todo, serão sorteadas quatro UEs: uma urna da capital e três do interior. A comissão da votação paralela é presidida pelo Desembargador Osvaldo Almeida Bomfim e constituída por equipe de servidores do TRE-BA. 
Neste ano, as urnas eletrônicas utilizadas para a votação paralela serão transportadas por helicópteros da Polícia Rodoviária Federal. 
Os candidatos a serem votados na simulação serão previamente estabelecidos e de conhecimento de todos os que estiverem presentes ao evento. Todo o processo será gravado em vídeo pelo Tribunal. Política Livre 


EM SALVADOR, MARINA SILVA VAI PASSAR MEIA HORA COM O MOVIMENTO NEGRO 


O itinerário da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) já foi traçado e divulgado nesta quinta-feira (18) na página oficial da postulante Lídice da Mata (PSB). 
A presidenciável chegará às 15h na capital baiana e tem o primeiro compromisso firmado somente às 18h30, em encontro com lideranças do movimento negro. 
O evento acontece no Hotel Novotel Salvador Hangar, no Aeroporto. Meia hora depois, Marina Silva já precisa estar em Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, para participar de comício. 
O trajeto terá a companhia de Lídice e da candidata ao Senado pela chapa baiana, Eliana Calmon (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).