segunda-feira, 22 de setembro de 2014

INTERNACIONAIS

22/09/2014

VENEZUELA LANÇA PLANO NACIONAL PARA DESARMAMENTO DE CIVIS 


Da France Presse 
O presidente Nicolás Maduro lançou neste domingo (21) um plano nacional de desarmamento que busca incentivar a entrega voluntária de armas de fogo na Venezuela, segundo país mais violento do mundo, segundo a ONU. 
"Arranca o plano nacional de desarmamento com esta nova etapa, com os recursos aprovados, com a instalação de 60 centros de desarmamento e com a participação do movimento pela paz e vida. 
Continuemos atrás do sonho, atrás da utopia de uma Venezuela de paz", disse Maduro, após participar de uma caminhada no centro de Caracas pelo dia internacional pela paz. 
O presidente aprovou US$ 47,6 milhões para criar um fundo nacional de desarmamento, a fim de incentivar a entrega de armas. 
Em junho de 2013, Maduro promulgou a lei para o controle de armas, que pune o porte ilegal com até 20 anos de prisão. 


TERROR DO EI PROVOCA FUGA EM MASSA DE 130 MIL CURDOS 


A Turquia começou a fechar parte de seus postos de fronteira com a Síria nesta segunda-feira depois que mais de 130.000 curdos fugiram para o país nos últimos dois dias, informou a rede britânica BBC. 
A fuga em massa foi provocada por um novo avanço das tropas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que conquistaram diversas localidades curdas perto da fronteira com a Turquia. 
O enclave de Koban, terceira cidade curda mais importante da Síria, foi cercado e é alvo de uma ofensiva dos jihadistas. 


TENSÃO E CONFRONTOS NA FRONTEIRA ENTRE TURQUIA E SÍRIA 



Cresce a tensão na fronteira entre Turquia e Síria. As forças de segurança usaram canhões d´água para impedir que um grupo de jovens entrasse em território sírio, para combater o Estado Islâmico. A briga aconteceu na cidade de Suruc, que fica do lado turco. Um grupo de curdos turcos queria entrar na Síria para combater os sunitas, que estão tomando várias cidades e dezenas de vilarejos. Eles foram impedidos pelas forças de segurança, que fecharam a fronteira.OS curdos turcos estão revoltados com a maneira como o curdos sírios têm sido tratados pelos extremistas sunitas. Desde a semana passada, a Turquia já recebeu 70 mil refugiados curdos, que deixam a Síria devido ao avanço radical. A Agência da ONU para os refugiados afirmou que a tendência é que milhares e milhares de pessoas façam o mesmo nos próximos dias. O povo curdo não tem pátria, e vive entre a Síria, o norte do Iraque e a Turquia. REUTERS


EXÉRCITO UCRANIANO DIZ QUE PAZ DEPENDE DE CESSAR-FOGO 


O Globo 
A assinatura de um plano de paz entre Ucrânia e Rússia, no sábado, não foi suficiente. Ontem, o Exército ucraniano disse que não vai respeitar todos os nove pontos do documento, principalmente o recuo da artilharia e criação de uma zona desmilitarizada, enquanto o cessar-fogo não for total.
O documento assinado na madrugada após sete horas de negociação previa a retirada, em 24 horas, da artilharia pesada a 15 km da “linha de contato” pelos dois lados. 
O que não aconteceu. "Um dos principais itens envolve o cessar-fogo e depois estão os outros", afirmou o porta-voz do Exército, Andrii Lyssenko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).