terça-feira, 23 de setembro de 2014

INTERNACIONAIS

23/09/2014

MARCHAS PEDEM SOLUÇÕES PARA O FIM DA CRISE CLIMÁTICA 


Manifestações pelo mundo exigem soluções para a mudança climática. Governos de 120 países se reúnem em Nova York, a partir desta terça-feira, para discutir o tema. 
Mais de 300 mil pessoas tomaram Wall Street, naquele que foi o maior protesto já realizado contra o aquecimento global. 
A marcha bloqueou o trânsito no coração financeiro dos Estados Unidos e atrapalhou a vida de quem trabalha na Bolsa de Valores. Embora a polícia tenha ameaçado prender os organizadores da passeata, não houve tumulto. 
A manifestação na região sul de Manhattan foi uma crítica ao consumo estimulado pelo capitalismo, que - segundo os ambientalistas - é a causa dos maiores índices de poluição registrados na história da humanidade. 
Em Berlim, na Alemanha, 3,5 mil pessoas se reuniram em torno do obelisco para pressionar as autoridades europeias a criar leis mais rígidas de emissão de poluentes. 
No fim de semana, houve manifestações semelhantes na Argentina, Inglaterra, França e Bulgária. 


EUA INICIAM BOMBARDEIOS CONTRA POSIÇÕES DO EI NA SÍRIA 


Os Estados Unidos e países aliados deram início nesta segunda-feira aos ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico (EI) na Síria, informou o Pentágono. 
"Posso confirmar que forças dos EUA e das nações aliadas realizaram ações contra os terroristas" com bombardeios aéreos, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby. 
A ação inclui ataques com caças e mísseis Tomahawk lançados de navios de guerra. 
De acordo com uma fonte militar ouvida pela rede americana CNN, os bombardeios atingiram principalmente a cidade de Raqqa, no leste da Síria, um dos principais redutos do EI no país. 
Ainda segundo a CNN, quatro países árabes da coalizão antiterrorista também participam dos bombardeios: Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Jordânia. VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).