terça-feira, 23 de setembro de 2014

NACIONAIS

23/09/2014

GOVERNO REDUZ PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO PARA 0,9% EM 2014 


Cristiane Bonfanti e Martha Beckm, O Globo 
O governo federal reduziu de 1,8% para 0,9% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) para o fechamento de 2014. 
A nova expectativa consta do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do quarto bimestre de 2014, divulgado ontem pelo Ministério do Planejamento. 
No relatório de avaliação do terceiro bimestre, divulgado em julho, o governo já havia reduzido de 2,5% para 1,8% a projeção de crescimento da economia. 
Em 2013, o PIB avançou 2,5%. Na primeira avaliação do decreto de programação orçamentária, o governo projetava o PIB em 2,5% no fim deste ano. 


HERANÇA MALDITA 


Ao que parece, analistas e consultores do mercado continuarão reduzindo a previsão do crescimento da economia brasileira em 2014 até não mais sobrar vestígio de PIB. 
Já são 17 semanas consecutivas de redução na taxa de expansão da economia, hoje reduzida a 0,30%. 
Mais dez semanas neste ritmo e o País não registrará crescimento algum neste ano. 
E do jeito que a coisa vai, não será surpresa se tivermos taxas negativas. 
A questão agora é como ficam as coisas em 2015, já que a vaca de 2014 já foi pro brejo. A economia só melhora mesmo em 2016. E olhe lá! Blog do Jefferson 
BZ-Depois de quase 12 anos de governos petistas incompetentes e irresponsáveis, não dá mais para culpar os tucanos. Agora culpam a crise internacional, aquela mesma que Lula disse que tudo não passava de uma "marolinha".


PARA ARMÍNIO, ECONOMIA PASSA POR ‘SEPTICEMIA’ 


Josias de Souza 
Apontado como ministro da Fazenda de um hipotético governo de Aécio Neves, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga utilizou uma metáfora forte para qualificar o atual estágio da economia brasileira. Para ele, o diagnóstico é de infecção generalizada. “É uma septicemia, não é uma verruga que você precisa tirar. É grave mesmo.'' Quer dizer: se fosse eleito, Aécio não prescreveria uma aspirina. 

LULA DESTINA A PADILHA QUASE TODO DINHEIRO DO PT 

O "poste" Padilha não emplacou. Lula perde a áurea da invencibilidade.
O tesoureiro nacional do PT, João Vaccari, delatado pelo ex-diretor corrupto da Petrobras Paulo Roberto Costa, deixou na mão a maioria dos candidatos do PT à reeleição, na Câmara, apesar de o partido ser campeão na arrecadação. 
Discreto, Vaccari não conta, mas é Lula, como sempre, quem decide o destino de cada centavo. 
E, para Lula, a prioridade é tentar eleger Alexandre Padilha governador paulista. 
A campanha de Dilma arrecada facilmente doações de fornecedores do governo, mas, sem o dinheiro do PT, a de Padilha morreria de inanição. 
Padilha tem desempenho modesto nas pesquisas, situando-se muito aquém dos primeiros colocados, afugentando os financiadores. Cláudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).