terça-feira, 2 de setembro de 2014

XIQUEXIQUE: EVENTO POLÍTICO OU O SAMBA DO CRIOULO DOIDO?

02/09/2014


No sábado passado, 31/08, conforme anunciado, o grupo Braga promoveu uma carreata, inaugurou o comitê político, e aproveitou a oportunidade para fazer um comício político, de viés anti-PT, anti-Wagner, anti-Rui Costa, o contrário dos compromissos do deputado Braga, que sendo do PR faz parte da base do atual governo estadual, e isso repercutiu até mesmo fora da nossa paróquia. 

A propósito, o jornal A Tarde, na sua edição de ontem, 01/09/2014, deu a seguinte nota: 

“Reinaldo Braga de todo lado 
Em busca da nona reeleição para deputado estadual, Reinaldo Braga (PR) está no grupo liderado pelo PT, mas não se furta angariar votos do lado de Paulo Souto. Na semana passada, o pessoal da campanha dele, estava distribuindo adesivo em um evento do DEM. O filho, Reinaldo Braga Filho, é coordenador das subprefeituras de ACM Neto. Acende uma vela para cada santo. Este é o decano da ALBA” 

E por falar no evento de sábado, fiquei com a impressão que teve bem menos pessoas e carros, do que o desejado e apregoado pelos seus organizadores. 

As costumeiras páginas sociais dos adeptos do grupo, sempre muito ativas, pouco comentaram também. Não deram muita atenção e/ou não perceberam a importância do evento, para os planos eleitorais dos Bragas.
   
 A Praça da Caldeira, onde fica o Comitê inaugurado e foi realizado o evento, estava com um terço da lotação, um fiasco. Demonstrou aquilo que sabemos todos: uma coisa são eventos populares quando a gente controla o poder municipal, outra coisa é tentar fazer isso, sem esse controle. Teria faltado "combustível"?

Os discursos, me chamaram atenção, muito mais pelo que não disseram. O ex-prefeito Reinaldo Braga Filho, deixou de explicar várias coisas, como por exemplo, o fato de não ter se candidatado neste pleito, uma coisa que se feita, jogaria por terra, a opinião de alguns de seus adversários, que vivem falando "maldosamente" sobre sua inelegibilidade.  


O visitante, deputado Paulo Azi, disse que veio "para inscrever seu nome na história de Xiquexique". Não temos razões para duvidar do deputado, mas podemos dizer que já ouvimos essa conversa outras vezes, de outros ilustres deputados que aqui estiveram e se foram. Disse ainda que o deputado Reinaldo Braga, nesta eleição, pode ter mais votos em Salvador que aqui na sua terra natal. O mérito disso seria todo de Braga Filho, mas a coerência do voto no "filho da terra" vai por água baixo, não é mesmo?


O discurso do deputado Reinaldo Braga não consegui ouvir, pois entrou uma chamada telefônica importante e demorada.


Um comentário:

  1. Segundo um braguista de carteirinha, tinha mais de 5.000 pessoas, e foi um sucesso. Cada um fala o que quer.
    Acho que faltou combustível, sim. O injetado pela prefeitura. Daqueles bolsos só entra, não sai nada....

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).