quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COPOM ELEVA JUROS BÁSICOS DA ECONOMIA PELA 1ª VEZ EM SEIS MESES

30/10/2014


Pela primeira vez em seis meses, o Banco Central (BC) alterou os juros básicos da economia. 
Por 5 votos a 3, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic para 11,25% ao ano. 
A taxa está no maior nível desde novembro de 2011, quando estava em 11,5% ao ano. 
Votaram para a elevação da taxa Selic o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e os diretores Aldo Luiz Mendes (Política Monetária), Anthero Meirelles (Fiscalização), Carlos Hamilton Vasconcelos (Política Econômica) e Sidnei Corrêa Marques (Organização do Sistema Financeiro). Os diretores Altamir Lopes (Administração), Luiz Awazu (Relações Internacionais) e Luiz Edson Feltrim (Relação Institucional e Cidadania) votaram pela manutenção dos juros básicos. 
Em comunicado, o Banco Central informou que a elevação foi necessária para garantir um cenário “mais benigno” para a inflação em 2015 e 2016. 
“Para o comitê, desde a última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de ruscos para a inflação menos favorável”, destacou a nota. 
Desde dezembro de 2011, a taxa passou a ser reduzida sucessivamente pelo Copom até atingir 7,25% ao ano em outubro de 2012, o menor patamar da história. 
A Selic foi mantida nesse nível até abril do ano passado, quando o Copom iniciou um novo ciclo de alta nos juros básicos para conter a inflação. 
Desde abril de 2014, a taxa está em 11% ao ano. Wellton Máximo, Agência Brasil
BZ-Taí o que previmos uns dias atrás. Com juros mais altos, os produtos ficam mais caros, o número de prestações menores de valores mais altos, e o povo mais pobre, com mais dificuldade de comprar bens duráveis, a produção tende a cair, a inflação aumentar e a recessão se aprofundar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).