sexta-feira, 31 de outubro de 2014

INTERNACIONAIS

31/10/2014

MERKEL ELOGIA PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO E FALA EM ESTREITAR LAÇOS COM O BRASIL 


A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, telefonou para a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (29), na hora do almoço, para cumprimentá-la pela reeleição no domingo passado (26). 
De acordo com informações do Planalto, Merkel teria elogiado o processo eleitoral brasileiro e comentou sobre o desejo de continuar estreitando os laços com o Brasil, “com vistas a fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação”. 
Ainda segundo o Planalto, Merkel e Dilma tentarão definir em conjunto datas para a promoção da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha, previsto para acontecer no Brasil em 2015. 
O trabalho será feito durante reunião do G-20, em novembro, na Austrália. No encontro, estarão presentes dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússica, Vladimir Putin. 


SUÉCIA RECONHECE ESTADO DA PALESTINA 


O governo da Suécia reconheceu hoje (30) por decreto o Estado da Palestina. 
O anúncio foi feito pela chefe da diplomacia sueca, Margot Wallström. Esta é a primeira vez que um país da Europa Ocidental toma esta decisão. 
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Loefven, anunciou, em sua primeira intervenção no Parlamento, no início de outubro, que o país seria o primeiro da União Europeia no lado ocidental a reconhecer o Estado palestino. 
Israel, por sua vez, condenou o reconhecimento e acrescentou que a medida fortalecerá os extremistas muçulmanos. 
“É uma decisão lamentável, que reforçará os elementos extremistas e a política de recusa dos palestinos”, disse, num comunicado, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelense, Avigdor Lieberman. 
A iniciativa sueca provocou grandes danos e não tem utilidade, acrescentou. Enquanto os palestinos saudaram a iniciativa sueca, Israel convocou seu embaixador no país europeu para expressar sua desilusão e protestar. 
Israel insiste que os palestinos só podem ter status de Estado por meio de negociações diretas e não de outros canais diplomáticos. Sete países-membros da União Europeia no Leste da Europa e no Mediterrâneo já reconheceram o Estado palestino – Bulgária, Chipre, República Tcheca, Hungria, Malta, Polônia e Romênia. A Islândia, que não pertence à União Europeia, foi o único país da Europa Ocidental que fez o reconhecimento. Agência Brasil 


EBOLA: CASOS DIMINUEM NA LIBÉRIA, MAS É CEDO PARA CELEBRAR, DIZ OMS 


O número de infectados com o vírus ebola parece estar caindo na Libéria, mas a crise está longe de acabar, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
“Parece que a tendência é real no país e pode haver um abrandamento da epidemia”, disse o diretor-geral adjunto da OMS, Bruce Aylward. 
“Há sinais crescentes de que vão conseguir vencer”, acrescentou. Bruce Aylward lembrou, no entanto, que se preocupa “com a possibilidade de a informação ser mal interpretada e as pessoas começarem a pensar que o ebola está sob controle”. 
“É como pensar que um tigre de estimação está sob controle”, advertiu, destacando que a epidemia já deu sinais de abrandamento anteriormente, mas acabou por voltar com mais intensidade. 
O surto de ebola que tem atingido a África Ocidental já causou a morte de 4.922 pessoas, de acordo com a última atualização da OMS, a maioria da Libéria, Guiné-Conacri e de Serra Leoa. Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).