quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014

22/10/2014

DILMA MANTÉM 52% E AÉCIO 48%, DIZ DATAFOLHA 


por Mateus Fagundes e Leda Samara/Estadão Conteúdo 
Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (22) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do candidato do PSDB, Aécio Neves, mas em situação de empate técnico. 
Em votos válidos, Dilma manteve os 52% do levantamento divulgado na segunda-feira, 20, e Aécio, 48%. 
Em votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47% e Aécio manteve 43%. Brancos e nulos oscilaram de 5% para 6% e indecisos foram de 6% para 4%. 
A pesquisa mostra também que 82% dos eleitores de Dilma acreditam que ela será reeleita no domingo. No grupo dos que votam em Aécio, 78% acham que o vencedor do pleito será ele. A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira, 21, em 256 municípios de todo o País. 
A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01160/2014. 


PARA AÉCIO, PT JOGOU CAMPANHA ‘NA LAMA’ 
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, usou nesta terça-feira, 21, o programa eleitoral na TV para acusar o PT de levar a “campanha para a lama” por veicular, segundo ele, “mentira anônima”. 
Após o debate promovido pelo SBT na semana passada, marcado pelos ataques pessoais entre os candidatos, a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passaram a associar o tucano à ideia de agressividade com as mulheres. 
A coligação do candidato do PSDB entrou com uma ação na Procuradoria-Geral Eleitoral contra a campanha petista, alegando que a propaganda adversária é caluniosa e difamatória. 
“Não tenho o menor problema em aceitar críticas, faz parte do jogo político. Mas quando a crítica se transforma em ataque e quando esse ataque se transforma em mentira e, mais grave ainda, quando a mentira é anônima, aí a campanha vai para a lama”, afirmou Aécio na propaganda eleitoral, sem especificar a que ataques ou informações fazia referência. Agência Estado 


AÉCIO DIZ QUE VAI ‘LIBERTAR’ OS BRASILEIROS DO PT 



Ao lado de lideranças do Estado do Mato Grosso do Sul, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, subiu o tom contra os petistas e reiterou que vai “libertar” os brasileiros do governo do PT. “Vou vencer as eleições e vou tirar o governo do PT. 
Vou libertar os brasileiros desse partido político que se esqueceu dos brasileiros”, afirmou Aécio em comício realizado nesta terça-feira, 21, no Clube nipo-brasileiro. 
Aécio lembrou que restam apenas cinco dias para a eleição e convocou os presentes para “fazer a mudança mais importante nos últimos anos”, em referência à própria eleição. 
“O que está em jogo é muito mais do que a vitória de um partido político. Temos uma oportunidade histórica”, disse. “Fiquem vigilantes até o dia 26″. Mais cedo, em coletiva de imprensa, Aécio contestou o resultado do Datafolha, que o mostrou numericamente atrás de Dilma Rousseff (PT), no limite do empate técnico. 
Os institutos de pesquisas estão devendo explicações desde o primeiro turno. 
Os erros foram grosseiros em toda parte”, afirmou. “Se o resultado é esse, em comparação com o primeiro turno, considero que o Datafolha me coloca como próximo presidente da República”. Após o ato, Aécio deve seguir para Goiânia, onde participa de eventos ao lado do governador Marconi Perillo (PSDB), que tenta a reeleição. Erich Decat e José Maria Tomazela, Estadão Conteúdo 


DILMA: PROJETO DO PSDB FOI FEITO PARA UM TERÇO DO BRASIL 



A presidente Dilma Rousseff acusou nesta terça-feira, 21, o PSDB de governar apenas para “um terço do Brasil”, “sem olhar para o povo”, e disse que os tucanos “não gostam de oportunidades que não sejam para eles”. 
Dilma deu as declarações durante um comício, em Goiana, na Zona da Mata pernambucana. Mandando beijinhos e fazendo corações com as mãos, Dilma afirmou que o povo escolherá domingo entre dois projetos e que é o do PT que olha para todo o País. 
A petista disse ainda que os tucanos vestiram uma “pelezinha de cordeiro” e que estão escondendo suas verdadeiras intenções. 
“Eu sempre olharei e sempre zelarei para que o Brasil seja um país equilibrado. 
Uma região não pode passar na frente das outras e querer ficar lá. Todos os brasileiros têm direito ao desenvolvimento pleno e o Nordeste mais do que todos as regiões”, disse a presidente. 
“Somos capazes, temos autoestima e podemos mudar este País. 
Foi preciso que o nordestino assumisse a presidência para que os nordestinos voltassem para o Nordeste”, concluiu. 
A desenvoltura de Dilma, à vontade com a plateia, gerou inclusive um comentário bem-humorado de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Ele lembrou que, quando a atual presidente foi lançada candidata, ela costumava dizer que “não gostava de política”. “A bichinha agora adora fazer um comício”. Angela Lacerda e Ricardo Della Coletta, Estadão Conteúdo 

AÉCIO DIZ QUE CAMPANHA RIVAL FICARÁ PARA A HISTÓRIA PELO ‘MAIS BAIXO NÍVEL'



Sílvio Túlio Do G1 Goiania 
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (21), em Goiânia, que a campanha de sua adversária, Dilma Rousseff (PT), ficará para a história pelo "mais baixo nível". 
Ele afirmou que isso se deve ao "desespero" dos governistas. "Essa campanha vai ficar para a história de mais baixo nível que nós assistimos até aqui pela ação do governo, pelo desespero dos governistas", declarou. 
O candidato afirmou estar recebendo uma série de ataques, que ele considera desrepeito não só a ele e sua família, como a todos os brasileiros que deixaram de ouvir propostas. 
Apesar disso, o tucano disse que responderá todos os ataques "no mesmo tom". 


DILMA FAZ CARREATA EM UBERABA (MG) E DIZ QUE 'FUTURO DO PAÍS ESTÁ EM JOGO' 

Fernanda Resendedo G1, em Uberaba A candidata à reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), fez carreata de campanha nesta quarta-feira (22) em Uberaba, no triângulo mineiro, e disse para os eleitores que estiveram presentes ao ato político que nesta campanha "está em jogo o futuro do Brasil. Dilma participou de carreata em Uberaba, no triângulo mineiro (Foto: Fernanda Resende/G1)
A presidente também fez crítica ao PSDB, partido de Aécio Neves, rival de Dilma no segundo turno. 
Ao fazer referências ao governo de Fernando Henrique Cardoso, ela disse que "nós sabemos quem no passado desempregou". 
"Nesta campanha está em jogo o futuro do nosso país. Nós sabemos quem no passado desempregou, quem é que conseguiu bater o recorde de desemprego em 2002", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).