quinta-feira, 23 de outubro de 2014

INTERNACIONAIS

23/10/2014

EUA INVESTIGAM ARMAS LANÇADAS POR ENGANO A EXTREMISTAS 


Trapalhada do Pentágono. Armas americanas para os curdos foram entregues ao Estado Islâmico na Síria. 
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos busca, agora, os culpados pela falha. 
Um vídeo divulgado pelo grupo mostra os extremistas mexendo em armas e munições. 
O carregamento é igual ao que a Força Aérea americana vem entregando às tropas curdas, que defendem a cidade síria de Kobani, na fronteira com a Turquia. 
Há dois dias, 27 pacotes foram lançados, e os Estados Unidos disseram que, por causa de um erro de cálculo, um deles caiu no local errado. Mas o Pentágono diz que o suprimento tinha sido destruído. 


MALALA YOUSAFZAI RECEBE A MEDALHA DA LIBERDADE NOS EUA 


Por: Redação do Diário do Poder 
A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, recebeu na terça-feira a medalha da liberdade, concedida anualmente por uma instituição americana, e prometeu usar o dinheiro para financiar projetos de educação em seu país. 
“A educação é a melhor arma para lutar contra a pobreza, a ignorância e o terrorismo”, disse a jovem de 17 anos, que recebeu o prêmio por sua coragem e determinação diante da adversidade, como destacou o Centro Nacional da Constituição, que concede o prêmio 100.000 dólares. 
Em seu discurso, menos de duas semanas de ser anunciada como uma das vencedoras do Nobel da Paz, Malala Yousafzai disse que tem a esperança de que todas as crianças sem acesso à educação no mundo – 57 milhões segundo a ONU – recebam por fim este direito. 
Malala pediu aos governos que parem de gastar dinheiro em armas e passem a investir nas crianças e jovens. 


O ATIRADOR É UM CANADENSE DE 32 ANOS, DIZ A POLÍCIA. 


Autoridades identificaram há pouco os dois mortos nos tiroteios que aconteceram hoje na capital do país, Otawwa. O atirador é o canadense Michael Zehaf-Bibeau de 32 anos. 
Recentemente, o passaporte dele foi confiscado e seu nome colocado em uma lista de risco. Isso pode indicar que o cidadão mantinha algum contato com extremistas fora do país. 
O soldado morto por ele era Nathan Cirillo de 24 anos. A procura por outros possíveis atiradores continua. 


BOMBARDEIOS DA COALIZÃO MATARAM 553 EM UM MÊS 


Os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na Síria deixaram 553 mortos em um mês, essencialmente membros do grupo Estado Islâmico (EI), informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 
De acordo com o diretor da ONG sediada em Londres, Rami Abdel Rahman, os bombardeios iniciados em 23 de setembro mataram 464 combatentes do EI, 57 da Frente Nusra (braço sírio da Al-Qaeda) e 32 civis, incluindo seis crianças e cinco mulheres. 
A grande maioria dos combatentes do EI e da Frente Nusra mortos nos bombardeios não são sírios, segundo Abdel Rahman. O EI, um grupo extremista sunita, também é alvo de ataques no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).