quinta-feira, 30 de outubro de 2014

INTERNACIONAIS

30/10/2014

HACKERS INVADIRAM COMPUTADORES DA CASA BRANCA 

A Casa Branca
Hackers conseguiram invadir uma rede de computadores da Casa Branca. 
A invasão aconteceu há algumas semanas, mas só foi revelada agora, depois que funcionários do governo americano confirmaram a informação ao jornal Washington Post.
Uma investigação interna com a participação do FBI e da Agência de Segurança Nacional ainda está sendo realizada, mas a suspeita é de que hackers russos estejam por trás da ação. Não se sabe se houve roubo de informação. 
BZ-Anos atrás, os hackers invadiram os computadores do Pentágono, provavelmente os mais protegidos computadores do mundo. Por essas e outras, sempre sobra uma razoável dúvida sobre a inviolabilidade das nossas urnas, e países como os Estados Unidos, nunca aceitaram usá-las.


OCDE AFIRMA QUE BRASIL NÃO INVESTIGA CORRUPÇÃO COMO DEVERIA


Londres - O Brasil foi cobrado publicamente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para ser mais duro contra a corrupção envolvendo empresas estrangeiras. 
Documento de 99 páginas divulgado em Paris diz que o País tem investigado poucos casos e sugere que o País seja mais “proativo na detecção, investigação e repressão do suborno estrangeiro”. 
Enquanto autoridades do Brasil investigam denúncias de corrupção na Petrobras, o documento da OCDE diz que o País “deve tirar proveito do momento positivo criado pela nova Lei de Responsabilidade Corporativa e pela primeira acusação em um caso de suborno estrangeiro para investigar e processar mais proativamente o suborno estrangeiro”. 
BZ-Vai ver que a presidente Dilma não informou à OCDE, sobre os esforços feitos pelo seu governo, no combate à corrupção. 


PRESIDENTE MORRE EM LONDRES E VICE ASSUME O PODER EM ZÂMBIA 

O presidente morto
O vice-presidente da Zâmbia, Guy Scott, foi nomeado hoje (29) chefe de Estado interino, em substituição ao presidente Michael Sata, que morreu em Londres, onde estava em tratamento há uma semana. 
Scott é o primeiro líder branco a assumir o poder na África desde Frederik de Klerk, que governou a África do Sul de setembro de 1989 a maio de 1994. 
De Klerk foi substituído por Nelson Mandela, primeiro governante negro do país. 
Segundo o ministro da Defesa e Justiça, Edgar Lungu, Scott ocupará o cargo até as eleições, que provavelmente se realizarão em umo prazo de 90 dias. 
O anúncio evita uma possível crise constitucional, já que Lungu e Scott poderiam disputar o poder. Lungu, membro poderoso do partido Frente Patriótica, foi nomeado presidente interino por Sata quando este partiu para o Reino Unido em busca de tratamento médico. 
Sata morreu terça-feira em Londres, no Hospital Edward VII, de uma doença que ainda não foi revelada. O presidente interino e o ministro Lungu pertencem a fações rivais dentro do partido que está no poder. 

O vice-presidente Guy Scott
No entanto, Scott, de 70 anos, não é elegível para o cargo de presidente devido às regras de parentesco com estrangeiros impostas pela Constituição de 1996 da Zâmbia. 
Há algum tempo, comentava-se que Michael Sata estava gravemente doente – o presidente não era visto em público desde o seu regresso da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas no mês passado, onde, contrariando planos prévios, não discursou. Há uma semana, Sata foi para Londres em busca de tratamento. Agência Lusa 


CASOS DE EBOLA ESTÃO PRÓXIMOS DE 14 MIL 


O número de casos no atual surto de ebola se aproximava de 14.000, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira, apesar da redução de novas infecções na Libéria, um dos países mais atingidos pela epidemia. 
A agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 4.910 pessoas morreram de casos confirmados, suspeitos ou prováveis de ebola nos três países mais atingidos pelo vírus, Guiné, Libéria e Serra Leoa. 
Também nesses três países, foram relatados 13.676 casos confirmados da doença. 
Os profissionais de saúde têm alto risco de contrair a doença. Nesse grupo, 521 pessoas foram infectadas com o vírus desde o início do surto e 272 morreram, de acordo com a OMS. A agência também informou que 66 casos e 49 mortes foram relatadas em um surto não relacionado na República Democrática do Congo. Oito das vítimas eram trabalhadores de saúde. Dow Jones Newswires/Estadao Conteúdo 
BZ-Não obstante o enorme esforço que está sendo feito para combater essa doença, ela continua crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).