quinta-feira, 30 de outubro de 2014

NACIONAIS

30/10/2014

ALCKMIN PEDIRÁ AJUDA DE DILMA PARA ENFRENTAR CRISE DA ÁGUA 


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (29) que pedirá ajuda do governo federal para enfrentar a crise de desabastecimento de água. 
O tucano solicitou, além de recursos financeiros, a desoneração de impostos para empresas de saneamento básico e a realização de parceria para obras de interligação do Rio Jaguari com a represa do Atibainha do Sistema Cantareira.
A responsabilidade sobre a crise hídrica foi motivo de troca de acusações entre PT e PSDB durante as eleições, mas o governador evitou retomar as críticas feitas antes do pleito. 
"A eleição já acabou. Não deve haver um terceiro turno. Isso prejudica a população. A nossa disposição é a do diálogo e da cooperação", disse. 
Ele reclamou da decisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de ter priorizado a geração de energia elétrica, e não o abastecimento de água, em represas como a do Jaguari
Segundo ele, o governo estadual avalia, inclusive, a possibilidade de encerrar a concessão da represa para geração de energia. 
"Nós estudamos retirar a represa do Jaguari, que é de São Paulo, como geradora de energia. Ela gera pouca energia elétrica. 
Vamos pedir para encerrar a concessão e manter a represa só para abastecimento humano", antecipou. Informações da Folha de S. Paulo. 


PP DESTITUI MALUF DA PRESIDÊNCIA DO PARTIDO EM SP 

Manado de prisão contra Maluf, emitido pela INTERPOL
Em retaliação ao apoio dado pelo PP de São Paulo ao candidato do PMDB ao governo do Estado, Paulo Skaf, a direção nacional da sigla vai destituir o deputado federal Paulo Maluf da presidência do diretório estadual. A cúpula do PP — que nacionalmente fez parte da coligação pela reeleição da presidente Dilma Rousseff — havia acertado que no Estado o partido estaria junto com o petista Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde que terminou a disputa pelo governo paulista em terceiro lugar. 
BZ-Maluf está numa situação cada vez mais difícil. É procurado pela Interpol (Polícia Internacional) e só ainda não está preso por ter imunidade parlamentar. A partir de 01/01/2015, estará sem mandato e sem imunidade. E aí? 


‘A ARMADILHA DO PLEBISCITO’


EDITORIAL DO ESTADÃO 
O PT está com pressa. Sabe que ganhou esta eleição presidencial por pouco e não quer correr o risco de receber o bilhete azul na próxima. 
Urge, portanto, “aperfeiçoar” o sistema representativo de modo a garantir um futuro sem surpresas desagradáveis nas urnas. 
É essa a razão pela qual Dilma Rousseff enfatizou, em seu discurso de vitória, a prioridade com que se dedicará doravante, entre todas as reformas que há muito tempo o País reclama, à reforma política. 
Com um detalhe que faz toda a diferença: uma reforma política cujo conteúdo será definido por plebiscito. Estadão desta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).