quarta-feira, 22 de outubro de 2014

MORRE O JORNALISTA BEN BRADLEE, DO CASO WATERGATE

22/10/2014

Benjamin Bradlee sendo agraciado pelo presidente Obama 
Morreu ontem, aos 93 anos, o legendário jornalista Ben Bradlee, responsável pela cobertura do caso Watergate, um dos maiores escândalos da política norte-americana. Benjamin Bradlee morreu de causas naturais, na casa onde morava, em Washington. 
O jornalista, que trabalhou no ´The Washington Post´ durante 26 anos, é considerado o responsável pela transformação do jornal em uma das publicações mais respeitadas do mundo. 
Bradlee era responsável pelo diário durante a cobertura do escândalo Watergate, que culminou na renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. 
Apaixonado pelo jornalismo investigativo, ele já havia entrado em conflito com Nixon ao publicar matérias baseadas em documentos secretos do Pentágono, sobre a Guerra do Vietnã. Sob os cuidados de Ben Bradlee, o ´Washinton Post´ conquistou 17 prêmios Pulitzer. 
No ano passado, o jornalista foi condecorado por Barack Obama na Casa Branca, recebendo a Medalha Presidencial da Liberdade.
BZ-O premio Pulitzer está para o jornalismo como o Oscar está para o cinema. Benjamin Bradlee foi um grande incentivador do jornalismo investigativo, mas era extremamente cuidadoso na divulgação das denúncias. Exigia dos seus repórteres, pelo menos mais duas confirmações de duas fontes diferentes, para publicar as denúncias. No filme "TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE"  Bradlee foi vivido pelo ator Jason Robards. e mostra como trabalhava o "velho" Bradlee. Vale à pena ver esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).