terça-feira, 25 de novembro de 2014

INTERNACIONAIS

25/10/2014
VIOLÊNCIA EXPLODE APÓS JÚRI LIVRAR POLICIAL QUE MATOU ADOLESCENTE NEGRO EM FERGUSON 


POR O GLOBO/COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 
Tiros soaram e prédios foram queimados em Ferguson, Missouri, depois que um grande júri decidiu, na noite de segunda-feira, não indiciar um policial branco pela morte de um adolescente negro desarmado, o que provocou uma nova onda de violentos protestos em várias cidades dos Estados Unidos. 
O chefe de polícia do condado de St. Louis, Jon Belmar, disse que os distúrbios de segunda-feira à noite e madrugada de terça-feira foram “muito piores” do que as manifestações que ocorreram logo depois da morte de Michael Brown, de 18 anos, ao ser baleado pelo policial Darren Wilson, em 9 de agosto. 
Após horas de caos e fúria, a queda da temperatura, o cansaço e a chegada da Guarda Nacional parecem ter acalmado as tensões. O Chefe da polícia local afirma que distúrbios após anúncio do veredicto foram muito piores do que as manifestações depois da morte de Brown; bombeiros registram 25 incêndios 


PRESIDENTE TURCO DIZ QUE LUGAR DE MULHER NA SOCIEDADE ‘É A MATERNIDADE’ 

Uma visão retrógrada sobre o papel da mulher: só isso?
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira (24) que mulheres não podem ser iguais aos homens e que sua religião “definiu um lugar para as mulheres: a maternidade". 
Islamita e conservador, Erdogan é conhecido por declarações provocadoras e decidiu atacar feministas durante um evento sobre justiça e mulheres. 
"Algumas pessoas entendem isso, outras não. Não é possível explicar isso às feministas, porque não aceitam a própria ideia de maternidade", acrescentou. 
Segundo o chefe de Estado, tratar homens e mulheres da mesma forma vai “contra a natureza humana”. 
"Não se pode pedir que uma mulher faça todos os tipos de trabalho que um homem faz, como nos regimes comunistas", acrescentou. Segundo a France Presse, presidente já provocou a ira dos movimentos feministas do país ao tentar recomendar que as mulheres tivessem ao menos três filhos. 
O vice-primeiro-ministro, Bulent Arinc, também propôs regras polêmicas, como uma recomendação para que mulheres não rissem em voz alta, em nome da "decência". Bahia Notícias


GOVERNO DE ISRAEL APROVA LEI DE NACIONALIDADE 

Mais um ponto de discordância entre judeus e palestinos.
O gabinete de governo de Israel aprovou neste domingo um projeto de lei controvertido que define o país como o Estado do povo judeu, o que deverá intensificar as tensões com os palestinos e com os cidadãos israelenses cristãos, muçulmanos e de outras religiões. O projeto, que ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento israelense, tem sido alvo de críticas segundo as quais ele vai minar o caráter democrático do Estado; para alguns grupos defensores dos direitos humanos, a nova lei é racista. O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que a lei de nacionalidade é necessária para ancorar a natureza judaica e democrática do Estado 


ESTADO ISLÂMICO DERRUBA AVIÃO DO EXÉRCITO SÍRIO 


Extremistas do Estado Islâmico derrubaram um avião do exército sírio, no leste do país, neste domingo. 
A informação foi divulgada pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos. 
O abate aconteceu após a aviação síria lançar 20 bombardeios contra posições dos jihadistas. 
Pelo menos 5 integrantes do grupo morreram na ofensiva e 11 ficaram feridos. 
Esta foi a primeira vez que os radicais derrubaram um avião na região. As baixas do lado sírio não foram informadas. BandNews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).