29/11/2014
![]() |
| Uma mulher fazendo uma mamografia |
O número de pessoas com câncer no Brasil caiu na última década. Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que no período de 2003 a 2012 a redução foi 0,53% entre os homens e 0,37% entre as mulheres.
O calculo foi feito com base nas taxas de mortes por 100 mil pessoas a cada ano.
Segundo o Inca, as regiões que mais conseguiram conter os diferentes tipos de câncer foram o Sudeste, o Sul e o Centro-oeste. Por outro lado, a taxa de mortalidade no Norte e Nordeste aumentou.
O instituto atribui a subida à melhora na coleta de dados. Os tipos de câncer que mais levam à morte no Brasil continuam sendo os de traqueia, brônquio e pulmão; estômago, cólon e reto (conhecido por câncer de intestino), próstata, mama, além de câncer de colo de útero. Isabela Vieira, Agência Brasil
BZ-Isso significa que a população está mais bem informada, agindo mais cedo e mais preventivamente, e que os diversos serviços oncológicos, especialmente os públicos, estão tratando melhor os pacientes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).