10/11/2014
PETROLÃO: EUA ABREM INVESTIGAÇÃO SOBRE A PETROBRAS
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal para averiguar se empregados da Petrobras receberam propina, informou neste domingo o jornal britânicoFinancial Times, que indica como fonte "pessoas familiarizadas com a questão".
De acordo com a publicação, a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado americano) estaria conduzindo, paralelamente, uma investigação civil.
As autoridades americanas estariam tentando descobrir se a Petrobras, que têm ações na Bolsa de Nova York, teria violado a Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, um estatuto anticorrupção que torna ilegal o pagamento de propinas a oficiais estrangeiros para vencer ou manter uma negociação.
A reportagem descreve o escândalo como um dos maiores casos de corrupção do país, relacionando os problemas ao governo de Dilma Rousseff.
O Departamento de Justiça americano e a SEC não quiseram comentar o caso, e a Petrobras não teria respondido à tentativa de contato. Folha da Tarde
BZ-Este tipo de investigação, nos Estados Unidos, é feito em tempo muito mais rápido que no Brasil. Se isso acontecer, fica demonstrado que, quando se trata de de investigar grandes corruptos, ou somos lenientes, inconsequentes, irresponsáveis, ou somos coniventes. Nenhuma dessas imagens nos agrada, nos é benéfica.
LAVA JATO: CGU NÃO DECLARA EMPRESAS INIDÔNEAS
Tá esperand o que, Ministro? |
Oito meses depois da deflagração da Operação Lava Jato, que revelou o esquema de corrupção na Petrobras, o baiano Jorge Hage, chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), curiosamente ainda não declarou inidôneas grandes empreiteiras enroladas no escândalo, entre elas a baiana Odebrecht.
Ele foi mais ágil em outros casos. Em 2012, cerca de dois meses depois da Operação Monte Carlo, ele declarou inidônea a empreiteira Delta, acusada de ligações ao bicheiro Carlos Cachoeira.
A CGU alega que não teve acesso à delação premiada de envolvidos no Petrolão e diz não ter “indícios suficientes” para punir os enrolados.
Apesar da “falta de indícios”, empresários vinculados ao Petrolão já fizeram confissão de culpa, em acordos de delação premiada.
A CGU se omite, mas, além da Odebrecht, foram citadas no Petrolão a Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, OAS, Mendes Júnior, UTC.
tigações” no caso da compra superfaturada da refinaria de Pasadena e da SBM Offshore. Cláudio Humberto
PETROLÃO: PMDB PODE QUEIMAR NO ESCÂNDALO DA PETROBRAS
por Samuel Celestino
Como virou moda a partir do mega escândalo envolvendo corrupção na Petrobras, a coluna de Lauro Jardim, publicada pela Veja que está a circular, informa que o lobista Fernando Soares, mais conhecido como “Fernando Baiano”, citado por Paulo Roberto Costa, está disposto a costurar uma delação premiada com a Justiça.
Diz Jardim que se ele falar “parte do PMDB arderá em chamas”. Revela ainda que o líder do partido, Eduardo Cunha, que se lançou candidato à presidência da Câmara dos Deputados, teria dito que não conhecia o Baiano e que, “No máximo estive com ele uma vez sem saber quem era”.
Arremata Jardim: “Elogiado até por adversários pela sua memória prodigiosa, Cunha deve ter tido, sabe-se lá por quê, um lapso. Baiano já esteve diversas vezes na casa dele, no Rio de Janeiro, em companhia de outras pessoas”.
Como se vê, o escândalo da Petrobras promete. Quando as delações chegarem a público, muitas figuras tidas com porretas rodopiarão. Espera-se que a Justiça faça a parte lhe cabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).