segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO...

24/11/2014
EUA AMEAÇAM COM CADEIA ENVOLVIDOS EM CORRUPÇÃO 


Governo americano aperta cerco a executivos ligados a esquemas ilícitos Procuradora que investiga casos como o da estatal diz que ‘perspectiva de prisão é muito real’.
As autoridades americanas estão empenhadas em prender executivos de empresas estrangeiras envolvidas em escândalos de corrupção e que tenham ativos ou ações em Bolsa nos EUA, caso da Petrobras. 
O alerta foi dado pela procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça, Leslie Caldwell. “Se eles participam de atos de corrupção, terão perspectiva muito real de ir para a prisão”, disse, sem citar uma investigação em particular. 
Cresceu nos EUA a pressão para que, além de empresas, altos funcionários sejam punidos. 
Nos últimos cinco anos, 50 pessoas sofreram processos desse tipo, metade delas em 2013.
BZ-Como a Petrobrás tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a ação ilícita, ainda que praticada no Brasil, atinge eventualmente investidores americanos e pode até afetar a credibilidade da Bolsa de Valores de Nova Iorque e seu agente de fiscalização, a SEC-Security Exchange Commission, um órgão do governo americano. 


MENSALÃO: DIRCEU ESPERA NOTIFICAÇÃO PARA ACATAR DECISÃO DE BARROSO 


por Fernanda Guimarães/Estadão Conteúdo 
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, informou, por meio de nota distribuída por sua assessoria de imprensa em sua página em rede social, que irá acatar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso, que suspendeu hoje autorização de viagem a São Paulo, "tão logo seja notificado oficialmente pela Justiça. 
Na mesma nota, o advogado do ex-ministro, José Luis Oliveira Lima, diz que a decisão do ministro Barroso causa estranheza porque "não ocorreu em recurso do Ministério Público à decisão do juiz da Vara das Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) e pelo fato de que o próprio ministro havia declinado da competência do processo da AP 470, conferindo ao juiz da Vepema o poder para tomar decisões mais corriqueiras". 
Também hoje o ministro Barroso suspendeu autorização dada pela Vepema para viagem do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).