sábado, 1 de novembro de 2014

INTERNACIONAIS

01/11/2014

ENTRADA DE MINISTRO VENEZUELANO NO BRASIL CAUSA MAL-ESTAR 

Ministro Elias Jaua, fazendo proselitismo politico no país, sem o conhecimento do governo brasileiro
A entrada silenciosa do Vice-Presidente e ministro para o Poder Popular das Comunas e Desenvolvimento Social, Elías Jaua, no Brasil, causou mal-estar no governo brasileiro. 
Apesar de ter chegado a São Paulo por motivos particulares – a doença de sua esposa, que foi operada no hospital Sírio-Libanês – e não estar em missão oficial, seria de praxe um aviso ao Itamaraty, o que não foi feito. 
Não há uma obrigação de avisar o governo local da visita de um ministro. Mas, nos meios diplomáticos, esse procedimento é visto como uma cortesia e, também, uma questão de segurança. 
Um aviso à embaixada ou ao Ministério das Relações Exteriores pode evitar constrangimentos, como uma revista da Receita Federal ou questionamentos pela Polícia Federal. 
“Há uma série de inconvenientes que poderiam ter sido evitados se tivesse sido avisado”, diz uma fonte do Itamaraty. 
O Itamaraty ficou sabendo da presença do ministro venezuelano pouco antes dos jornais, ao ser informado pelo sistema de segurança na PF nos aeroportos de que o ministro estava no País. Cláudio Humberto 
BZ-Uma vez mais, o bolivariano ministro, revela desconhecimento e desprezo pelas regras da boa diplomacia.


PRESIDENTE DE BURKINA FASO RENUNCIA APÓS 27 ANOS NO PODER 

Depois de 27 anos no poder, ainda queria um novo mandato
Em meio a protestos contra a tentativa de se reeleger, Blaise Compaoré, presidente de Burkina Faso há 27 anos, renunciou, informou um porta-voz do Exército do país. 
Compaoré emitiu comunicado dizendo que a Presidência está vaga e pedindo a realização de eleições nos próximos 90 dias. 
Mas o chefe das Forças Armadas, general Honoré Traoré, afirmou que vai assumir o controle do país. 
Anteriormente, o presidente havia dito que deixaria o poder após 12 meses de um governo de transição. 
Mas a oposição continuou pedindo sua renúncia, criticando a iniciativa prévia de mudar a Constituição para estender seu mandato. 
Na quinta-feira, o país entrou em estado de emergência e teve o Parlamento dissolvido para tentar controlar os manifestantes, que puseram fogo à sede do Legislativo e a edifícios governamentais. 
Uma multidão comemorou quando um porta-voz do Exército comunicou a decisão do presidente de renunciar, segundo a agência France Presse. 


CHINA MUDA COMBUSTÍVEIS EM 2015 PARA REDUZIR POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 

Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo
A China vai reformular os combustíveis de automóveis a partir de 2015, como parte de uma série de medidas para tentar diminuir a intensa poluição atmosférica que afeta as principais cidades. 
As autoridades do país vão promover o uso de veículos elétricos e híbridos e continuar com a eliminação dos veículos antigos que não cumprem os limites de emissão. 
As medidas foram divulgadas na noite dessa quinta-feira (30) e publicadas hoje (31) na imprensa oficial. 
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma anunciou que as principais cidades do país devem adotar os novos combustíveis, mais limpos, no fim de 2015. 
O novo padrão deve se estender ao restante do país até o fim de 2017. O governo deve estimular o uso de veículos elétricos ou híbridos, que deverão representar pelo menos 30% das novas unidades compradas até 2016. Agência Brasil
BZ-A matriz energética da China, privilegia o uso de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), o que a torna o maior poluidor do planeta. Se a notícia acima for verdadeira, isso será muito bom para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).