segunda-feira, 10 de novembro de 2014

INTERNACIONAIS

10/11/2014

ALEMANHA CELEBRA 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM 


A chanceler alemã, Angela Merkel, conduziu neste domingo as celebrações do 25º aniversário da queda do Muro de Berlim. Merkel disse que a derrubada da barreira foi um exemplo do desejo humano por liberdade e fez uma homenagem aos que ajudaram a destruir a parede que durante 28 anos serviu como símbolo da guerra fria. 
“A queda do Muro nos mostrou que os sonhos podem se tornar realidade”, disse Merkel no principal memorial da barreira, na Bernauer Strasse. 
“Nada precisa continuar como está, não importa quão grandes sejam os obstáculos.” 
A derrubada do símbolo foi o clímax de semanas de protestos populares em Berlim, motivados pelas mudanças que já vinham ocorrendo em toda a Europa. 
Na noite de nove de novembro de 1989, milhares de berlinenses do leste atravessaram a fronteira, após autoridades comunistas cederem à pressão crescente e aliviarem as restrições de viagem que impediram seus cidadãos de passarem para o lado oeste durante décadas. 
Merkel destacou a importância do exemplo deixado pelos movimentos democráticos na Polônia, na Checoslováquia e na Hungria, e exaltou os alemães do leste que foram inspirados para enfrentarem a ditadura. 
Ela também fez uma homenagem aos que sofreram sob o regime comunista, incluindo as 138 pessoas que morreram no Muro. A chanceler lembrou que o 9 de novembro é uma data significativa na história da Alemanha também por ter sido o dia no qual, em 1938, os paramilitares nazistas deram início ao massacre contra a população judaica do país, no que ficou conhecido como Reichskristallnacht, a “noite do vidro quebrado”. 
“Esse foi o primeiro sinal da morte de milhões”, disse Merkel. Todo ano, “eu não sinto apenas alegria, mas a responsabilidade com a qual a história alemã nos encarregou”, acrescentou. Associated Press 
BZ-O Muro de Berlim, ou MURO DA VERGONHA, foi uma das mais odiosas ações dos comunistas no mundo inteiro. Quem já passou por esse tipo de nefasta e odiosa experiência, jamais esquecerá e comomora com alegria e júbilo, seu fim. Não obstante, "esquerdopatas" do mundo inteiro, continuan tentando implantá-las pelo mundo afora.  Que coisa mais estúpida.


FORÇA AÉREA SÍRIA BOMBARDEIA CIDADE EXTREMISTA 


Helicópteros e aeronaves militares sírias conduziram uma série de ataques aéreos durante a madrugada contra uma cidade na região norte do país controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico. 
Ao menos 21 pessoas morreram nas ofensivas, informaram ativistas neste domingo. 
Os ataques atingiram o município de Al-Bab, na província de Aleppo, desde a noite de sábado até a manhã de domingo. 
As ofensivas foram relatadas tanto pelo coletivo ativista Aleppo Media Center como pelo Observatório Sírio para Direitos Humanos, organização com base no Reino Unido. 
O diretor do Observatório, Rami Abdurrahman, afirmou que ocorreram 10 ataques no total, dos quais sete com uso das chamadas bombas barril. 
De acordo com ele, ao menos 21 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas. 
O Aleppo Media Center, por sua vez, estimou cerca de 30 mortos e 85 feridos. A força aérea do presidente Bashar Assad lança ofensivas regulares contra as cidades controladas pelo Estado Islâmico, assim como contra áreas com concentração de outros grupos rebeldes. 
Uma coalizão liderada pelos Estados Unidos também está conduzindo uma campanha aérea contra extremistas na Síria. Washington garante, no entanto, que não realiza ataques coordenados com Damasco. Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).