21/11/2014
OBAMA DESAFIA CONGRESSO E ANUNCIA AMPLA REFORMA DE IMIGRAÇÃO
![]() |
Em pronunciamento na TV na noite desta quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, desafiou o Congresso e anunciou a maior reforma no sistema de imigração da história recente dos Estados Unidos.
As mudanças propostas por Obama atingem cerca de 5 milhões de pessoas que hoje vivem ilegalmente no país e que poderiam ser, a qualquer momento, deportadas do país.
"Saiam das sombras e fiquem dentro da lei", afirmou o presidente americano, em um discurso classificado como assertivo por analistas.
Opositores republicanos afirmaram que Obama não tem "autoridade" para colocar em prática as medidas sem a aprovação do Congresso.
Eles assinalaram que se o presidente americano for à frente com as mudanças que planeja impor, suas relações com a casa ficarão abaladas. BBC Brasil
ONU: AUMENTA NÚMERO DE MORTOS E DESALOJADOS NA UCRÂNIA
![]() |
Investigadores de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) informaram nesta quinta-feira que cerca de 300 pessoas foram mortas em confrontos desde 18 de outubro no leste da Ucrânia, apesar do acordo de cessar-fogo.
Novo relatório do grupo de monitoramento da ONU na Ucrânia diz que pelo menos 4.317 pessoas foram mortas entre meados de abril e 18 de novembro.
Já a quantidade de pessoas desalojadas internamente subiu nitidamente, para 466.829, na comparação com 275.489 até 18 de setembro, diz o documento.
O relatório, divulgado pelo escritório de direitos humanos da ONU em Genebra, cita acusações de sérios abusos dos direitos humanos por grupos armados, dentre os quais estão tortura, detenção, execuções, trabalho forçado e violência sexual que “são de natureza sistemática e podem representar crimes contra a humanidade”.
Segundo o documento, o impasse entre tropas do governo e rebeldes pró-Rússia que combatem no leste da Ucrânia “está se tornando cada vez mais arraigado, com o total colapso da lei e da ordem e o surgimento de sistemas paralelos de governo” em Donetsk, a maior cidade sob controle separatista, e no setor controlado pelos rebeldes, na região de Lugansk.
O relatório adverte que o tratamento de cerca de 60 mil pacientes HIV positivo e 11.600 pacientes com tuberculose resistente pode ser interrompido por falta de medicamentos, o que “pode levar à disseminação descontrolada de epidemias”.
“O respeito ao cessar-fogo tem sido, na melhor das hipóteses, esporádico, com contínuas erupções de combates e bombardeios que resultaram numa média de 13 mortes por dia durante as primeiras oito semanas do cessar-fogo”, disse o alto comissário da ONU para direitos humanos, Zeid Raad al-Hussein, em comunicado.
“Todos os lados precisam fazer um esforço muito mais sincero para resolver esta longa crise de forma pacífica e em linha com as leis e padrões dos direitos humanos internacionais.” Agência Estado
BZ-Com a chegada do rigoroso inverno, o sofrimento dessas pessoas tende a aumentar. É preciso andar rápido.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).