21/11/2014
PETROBRAS, UM GALINHEIRO SEM TELA DE PROTEÇÃO
![]() |
A quem se impressiona com as cifras desviadas da Petrobras, um delegado da cúpula da PF explica que não foi só o gigantesco volume de recursos, típico de uma empresa desse porte, que atiçou a cobiça de corruptos e corruptores nos últimos anos.
Segundo a Constituição, crimes cometidos em sociedades de economia mista como a Petrobras devem ser investigados pela Polícia Civil e não pela Polícia Federal.
Por isso, diante da falta de recursos e da pouca experiência para investigar corrupção das polícias civis, a Petrobras era, na prática, um dos poucos galinheiros ainda sem tela de proteção.
Em um despacho de 10 de novembro, o juiz Sérgio Moro lembra que só se chegou por acaso às raposas agora presas.
O objeto da investigação eram os crimes – federais – de evasão de divisas e lavagem de dinheiro de Alberto Youssef. Por Lauro Jardim/Veja
ALELUIA DIZ QUE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA ATENDE A IDEOLOGIAS DO PT
![]() |
O deputado federal eleito José Carlos Aleluia (DEM) criticou, nesta quinta-feira (20), a política externa brasileira ao dizer que ela estaria submissa “a preceitos ideológicos firmados entre partidos de esquerda da América Latina”.
Durante a reunião de líderes da União Internacional Democrata (IDU), que acontece em Seul, na Coreia do Sul, ele afirmou que o Itamaraty seria subjulgado por interesses ideológicos do PT e que teria se omitido em relação a uma suposta entrada anônima de um ministro venezuelano para firmar acordos com o MST e “estabelecer a revolução socialista”.
“A influência deste grupo sobre os representantes da esquerda latino-americana que se perpetuam no poder atacando as instituições democráticas de nossa região é motivo de preocupação internacional.
No Brasil, transformaram nossa outrora respeitada diplomacia em um instrumento a serviço, não mais do Estado, mas de uma política partidária e ideológica do partido que está no poder”, avaliou. Não vamos deixar que transformem o Brasil em uma república bolivariana”, completou.
DILMA DIZ NÃO TER TOLERÂNCIA COM CORRUPTOS E CORRUPTORES
A presidente Dilma Rousseff comentou nesta quinta-feira, 20, as investigações da Operação Lava Jato, envolvendo desvios de recursos da Petrobras.
“Falamos a verdade quando destacamos que o combate à corrupção nunca foi tão firme e severo como no meu governo”, disse. Segundo ela, esse momento é inédito porque a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e instituições do Estado brasileiro investigam corruptos e corruptores e não há nenhuma pessoa do governo para obstruir a investigação.
“Não tenho e nunca tive tolerância com corruptos e corruptores”, disse. Segundo a presidente, o Brasil sairá mais forte ainda desse processo.
Ao lembrar que recebeu um novo mandato do povo brasileiro, Dilma pediu aos conferencistas que deem sugestões e participem para construir um Brasil mais desenvolvido.
“Vou continuar coerente com o que penso para o Brasil e para os brasileiros nos últimos 12 anos.
O voto que recebi é pela inclusão social, pelo emprego, pela estabilidade política e econômica, mais investimento em infraestrutura e modernização do País e, sobretudo, votos para mais investimento em educação”, detalhou. Dilma participou hoje da Conferência Nacional de Educação (Conae). Renata Veríssimo e Ricardo Della Coletta, Agência Estado
BZ-PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS....Precisamos de ações, atitudes. A presidente precisa dizer aos parlamentares de sua base governamental no Senado e na Câmara, que se empenhem no sentido de uma apuração completa sobre o assunto. Muita coisa ainda não foi esclarecida, por conta das manobras evasivas da bancada do governo.

(7).jpg)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).