22/11/2014
KERRY E MINISTRO IRANIANO DEIXAM NEGOCIAÇÕES EM VIENA
![]() |
por Associated Press/Estadão Conteúdo
O secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro de Relações Exteriores do Irã Mohammad Javad Zarif decidiram nesta sexta-feira (21) se retirar das conversações nucleares em Viena, deixando incerto o futuro das negociações nucleares menos de quatro dias antes do prazo final para um acordo.
Membros da delegação iraniana disseram que o Zarif viajaria para Teerã para consultas.
Autoridades norte-americanas disseram que Kerry estava indo para Paris. Comunicado do governo dos Estados Unidos diz que "o planejamento das viagens futuras de Kerry está sendo finalizado e ainda não determinamos quando ele retornará a Viena".
Isso dá a entender que ele vai esperar para ver se Zarif voltará à cidade trazendo novas propostas, antes de decidir se juntar novamente às negociações.
O documento diz que Kerry realizará consultas com seus "homólogos europeus" durante a estadia em Paris. Diplomatas disseram que o ministro de Relações Exteriores francês Laurent Fabius e o secretário do Exterior britânico Philip Hammond também estavam deixando as negociações em Viena, após terem chegado à cidade mais cedo.
Hammond havia demonstrado esperança de que um acordo fosse alcançado até segunda-feira, antes de se reunir com Kerry e Fabius. Ao mesmo tempo, ele disse aos repórteres que "temos um longo caminho a seguir se quisermos um acordo antes do prazo final".
EX-PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL, JOSÉ SÓCRATES, É DETIDO POR CORRUPÇÃO
Da EFE
O ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, foi detido nesta sexta-feira (21) por seu suposto envolvimento em um caso sobre fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção.
Sócrates foi detido ao desembarcar no aeroporto de Lisboa, em um voo procedente de Paris, segundo informam os meios de comunicação portugueses.
A procuradoria de Portugal confirmou sua detenção e a de outras três pessoas que já foram interrogadas por seu suposto envolvimento no esquema de corrupção.
Este sábado (22), acrescenta a nota, o ex-primeiro-ministro socialista terá que comparecer perante um juiz de instrução para ser interrogado sobre 'operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificativa conhecida e legalmente admissível'.
BZ-Na civilizada Europa também tem corrupção, mas o volume é bem menor, e as punições são mais efetivas e rápidas.
CAÇA ILEGAL MATA MAIS DE MIL RINOCERONTES NA ÁFRICA DO SUL
![]() |
| Os rinocerontes são caçados apenas para retirada do chifre, que teria poderes afrodisíacos |
O comércio ilícito de animais selvagens preocupa as autoridades. Na África do Sul, caçadores ilegais mataram mais de mil rinocerontes, só este ano.
Os dados governamentais foram divulgados, nesta sexta-feira, por um jornal local.
Ao todo, mil e vinte animais foram mortos este ano. A maioria deles no Parque Nacional Kruger, no nordeste do país, onde 672 exemplares foram abatidos.
Os animais são alvos de traficantes de chifres - um produto que movimenta um mercado multimilionário. Eles são vendidos principalmente no Vietnã e na China, onde são usados para preparar poções rejuvenescedoras e afrodisíacas.
Este ano, 350 caçadores foram presos.
A África do Sul abriga a maior população de rinocerontes do mundo, mas os animais podem desaparecer nos próximos anos se o ritmo da caça ilegal não reduzir.
OMS DECLARA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO LIVRE DA EPIDEMIA DE EBOLA
A República Democrática do Congo erradicou o vírus do ebola, anunciou hoje (21), em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No comunicado, a OMS diz que nesta sexta-feira, o país africano completou 42 dias sem novos casos e é considerado livre de transmissão do ebola.
De acordo com a organização, declara-se o fim da epidemia de ebola quando nenhum novo caso é detetado durante 42 dias, duas vezes o tempo de incubação do vírus (21 dias).
A 24 de agosto, o governo congolês declarou o surto de ebola em Jeera, na província de Equateur – o último caso detectado e considerado negativo, após testes, foi há 42 dias, infromou a OMS.
As autoridades de Kinshasa anunciaram domingo (16) o fim da epidemia, que provocou 49 mortes no país.
Segundo o ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi, a República do Congo criou um primeiro, formado por 180 pessoas especializadas na luta contra o ebola, que está “pronto para intervir na Guiné-Conacri, em Serra Leoa, na Libéria e no Mali”, países mais afetados pela doença.
No entanto, ressaltou Kabange em entrevista coletiva, “o fim da epidemia (…) não significa que o perigo está totalmente ultrapassado”, porque o Congo “continua, como todos os outros países, sob a ameaça de casos de importação da doença”, sobretudo a partir do Oeste de África.
Segundo o último balanço da OMS, a doença matou 5.420 pessoas em oito países, nos quais foram identificados 15.145 casos de infeção desde dezembro do ano passado. Agência Lusa
A OMS DIZ QUE EBOLA CAUSOU 5.500 MORTES
Cerca de 5.500 pessoas morreram de ebola, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua última atualização.
A agência destacou que a transmissão permanece intensa nos três países mais atingidos pela doença na África Ocidental, Guiné, Libéria e Serra Leoa.
De acordo com a OMS, foram contabilizados 15.531 casos confirmados, suspeitos ou prováveis de ebola nos oito países atingidos pelo vírus.
A agência também declarou que a República Democrática do Congo foi considerada livre da doença após o país o país passar por 42 dias, o dobro do período de incubação do vírus, sem reportar casos de ebola.
O surto na nação, que é uma epidemia separada da que acontece na África Ocidental, deixou 49 pessoas mortas. Dow Jones Newswires/Estadao Conteúdo



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).