domingo, 9 de novembro de 2014

INTERNACIONAIS

09/11/2014

MIKHAIL GORBACHEV ACREDITA QUE O MUNDO ESTÁ À BEIRA DE UMA SEGUNDA GUERRA FRIA 


Durante a celebração de 25 anos da queda do Muro de Berlim, neste sábado (8), o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev afirmou que o mundo se aproxima de uma nova Guerra Fria. 
"O derramamento de sangue na Europa e no Oriente Médio em contraposição ao fracasso do diálogo entre as grandes potências é de enorme preocupação", avaliou. 
Ele afirmou que potências ocidentais, a exemplo dos EUA, glorificaram-se por ter vencido a Guerra Fria no início da década de 1990, mas fracassam em diálogos para acabar com conflitos em lugares como Síria, Iraque e Ucrânia. 
"Quem sofre mais com o que está ocorrendo? A resposta é uma só: a Europa. A Europa vai se enfraquecer e se tornar irrelevante se isso continuar", disse. 
O ex-líder soviético deu esta declaração em um evento no Portão de Brandemburgo, um dos símbolos da reunificação da Alemanha. 
BZ-Para quem não sabe ou já esqueceu, Mikhail,  Gorbachov foi o responsável pelo desmoronamento do mito soviético, usando apenas duas palavras: "perestroika e glasnost" (restruturação e transparência, em russo)


CARROS-BOMBA MATAM 12 PESSOAS NO IRAQUE 


Carros-bomba mataram 12 pessoas em Bagdá, capital do Iraque, e na cidade de Ramadi, no oeste do país, neste sábado (8). 
A informação vem fontes da polícia e de serviços médicos. Dois carros-bomba explodiram em ataques separados em Amil, principal distrito xiita de Bagdá, afirmou uma fonte na polícia. 
"Um motorista parou seu carro e foi para uma loja de cigarros, quando ele desapareceu. 
Então seu carro explodiu, matando quem estava perto", disse a fonte ao descrever um dos ataques. As informações são da Reuters.


IRÃ ACREDITA QUE ACORDO NUCLEAR DEVE SER ESTABELECIDO ATÉ 24 DE NOVEMBRO


O vice-chanceler e negociador chefe iraniano, Abbas Araghchi, afirmou, neste sábado (8), que a única alternativa do país sobre seu programa nuclear é alcançar um acordo diplomático com seis potências mundiais e que isso deve ser realizado até o prazo de 24 de novembro. 
Será realizada uma negociação com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, neste domingo, na tentativa de estreitar desentendimentos mais amplos antes de as negociações serem retomadas formalmente em Viena, em 18 de novembro. "Não existem soluções de meio termo e todos os nossos pensamentos estão focados em como chegar a um acordo", disse Araghchi à agência estatal de notícias IRNA. Para ele, há determinação de ambos os lados em relação ao acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).