domingo, 9 de novembro de 2014

NACIONAIS

09/11/2014

LULA QUER TRÊS MINISTÉRIOS 



por Samuel Celestino 
Lula, assim como neste primeiro governo de Dilma quando deixou cerca de seis ministros, “da sua cota”, pendurados, alguns dos quais varridos por ela ainda no primeiro ano de mandato por suspeita de “malfeitos”, agora se prepara para indicar nada menos do que três, para o segundo quadriênio. 
O ex-presidente mira exatamente os ministérios mais fortes: os da Fazenda, da Educação e das Cidades. De certo modo ele foi importante nesta segunda eleição, porque participou intensamente da campanha presidencial. 
O ex-presidente, ao que se informa, já está visualizando 2018, quando pretenderia voltar ao Palácio do Planalto, isto se o PT não capotar diante dos escândalos que estão a acontecer, o maior deles (maior de toda a história republicana) o da Petrobrás, que provavelmente balançará os dois primeiros anos do mandato de Dilma. 
A corrupção na Petrobrás começou no governo Lula e somente há cerca de seis meses veio à tona. 
 O ex-presidente, porém, ainda segundo se informa, está visualizando 2018 para voltar ao posto, o que, a princípio, não parece fácil. 
Até lá muita coisa acontecerá, inclusive as dificuldades de gerir o País diante da forte crise econômica. 
Se a presidente aceitará dar os três principais ministérios a Lula é outra coisa. Mas que ele vai mandar neste segundo mandato, isto vai.
BZ-Brasil é único país do mundo que tem um "ex-presidente em Exercício"


 MAS E A AUTOSSUFICIÊNCIA? 


A conta-petróleo do Brasil (ou seja, a exportação de petróleo e derivados menos importação de petróleo, derivados e gás natural) entre janeiro e setembro registrou um déficit de 12,5 bilhões de dólares. 
Um estrago e tanto na balança comercial. No governo Dilma, esse vermelho já alcança 44 bilhões de dólares – um volume 68% maior que o déficit acumulado nos oito anos do período Lula, aquele em que se festejou a autossuficiência do petróleo. Por Lauro Jardim/VEJA
BZ-O eleitorado de Dilma/PT, não lê esse tipo de notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).