terça-feira, 18 de novembro de 2014

NACIONAIS

18/11/2014
CERVERÓ TRANSFERE RESPONSABILIDADE DE MÁ GESTÃO DA PETROBRAS À PRESIDENTE 

Considerada uma estratégia “ousada”, a defesa do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró entrou silenciosamente com uma ação na Comissão de Ética Pública da Presidência transferindo a responsabilidade pela compra da refinaria de Pasadena à presidente Dilma Rousseff (PT). 
Para a defesa de Cerveró, cabe a Dilma responder pela gestão da estatal, que é ex-presidente do Conselho de Administração. 
De acordo com a coluna Radar Online do jornalista Lauro Jardim, suas movimentações financeiras nos anos de 2005, 2006 e 2011 são questionadas pela Controladoria Geral da União (CGU), especificamente na compra de uma casa na Região Serrana por R$ 100 mil e a posterior venda por R$ 850 mil. Bahia Notícias 
BZ-De acordo com a Lei das SAs (Sociedades Anônimas), tanto a Diretoria Executiva, onde estavam o Cerveró, o José Sérgio Gabrielli, o Paulo Roberto Costa, quanto o presidente do CA-Conselho de Administração (Dilma Roussef), são responsáveis pelos maus negócios (má gestão) feitos pela empresa, depois de aprovados pelo CA. Corajosa ou até mesmo suicida, é a estratégia da defesa de Cerveró, acusando a presidente Dilma.  


 DILMA DIZ QUE CORTARÁ GASTOS PÚBLICOS 


Mesmo sem ter anunciado o novo ministro da Fazenda, o governo de Dilma Rousseff fará corte de gastos e a tesoura deverá atingir despesas que não geram benefício na demanda ou que são consideradas excessivas. 
“Nós vamos fazer ajustes, mas nem todos os ajustes são pelo lado de cortar a demanda”, disse ontem após participar da reunião de cúpula das 20 maiores economias do mundo, o G-20. 
Dilma negou que estuda a volta da cobrança da Cide, uma contribuição paga no preço da gasolina. 
Durante entrevista antes de deixar o centro de convenções que abrigou a reunião, Dilma confirmou que haverá cortes de gastos públicos. 
Explicou, porém, que a medida não vai afetar investimentos ou o consumo. “Você tem de selecionar aquilo que é capaz de te dar maior nível de investimento e, portanto, maior capacidade de recuperação”, disse. 
“Você tem no Brasil um conjunto de gastos e de despesas que não levam necessariamente à ampliação do investimento nem à ampliação do consumo. 
Essas despesas são aquelas que nós consideramos que podem ser cortadas”, defendeu. Outro foco são os gastos que são considerados “excessivos”. Nos dois casos, porém, Dilma não deu exemplos de áreas que podem ter corte. Leia mais no Estadão. 
BZ-Conforme havíamos previsto algumas semanas atrás. Nessas horas, como de costume, o falastrão Lula fica mudo, se finge de morto, desaparece, não dá uma opinião. Conveniência e oportunismo.


PETROBRAS QUE CRIAR DIRETORIA DE GOVERNANÇA E COMPLIANCE 


Em resposta às denúncias de corrupção da Operação Lava Jato, a Petrobras quer criar uma diretoria de governança corporativa e compliance. 
De acordo com a presidente da empresa, Graça Foster, a proposta foi apresentada ao conselho de administração na reunião da última sexta-feira, 14, e teve apoio unânime. 
A executiva mencionou isso ao elencar 66 ações de gestão realizadas recentemente e encaminhadas aos auditores externos da PricewaterhouseCoopers (PwC) e aos escritórios de advocacia contratados para realizar investigações independentes acerca das denúncias da Lava Jato. 
“Queremos mais do que o reconhecimento técnico que conquistamos ao longo de décadas, queremos respeito à governança da nossa companhia, que é a Petrobras”, afirmou Graça. 
Com o sinal verde do conselho, a diretoria executiva se reuniu nesta segunda-feira, 17, cedo para tratar da concepção da proposta com a qual entende que serão mitigados riscos e assegurado o cumprimento de leis e regulamentos internos e externos, disse Graça Foster em teleconferência a investidores. 
“Estamos imbuídos da certeza de que precisamos ter reconhecimento da nossa capacidade de governar”, afirmou. Agência Estado
BZ-Esta medida está na contra-mão. Equivale a combater o incêndio com baldes de gasolina. Tem que cortar, demitir toda a atual diretoria e algumas gerências, Dissolver o Conselho de Administração, nomear um interventor acima de qualquer suspeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).