19/11/2014
O CONTRA ATAQUE DE DILMA
A avaliação de assessores diretos de Dilma Rousseff é que a presidente deveria contra-atacar já, não pode ficar na defensiva no caso da Operação Lava-Jato.
![]() |
E o que é partir para o ataque quando escândalos de corrupção surgidos no seu governo e no de Lula pipocam a todo o momento?
A reação se daria em duas frentes.
A primeira é Dilma partir para declarações públicas, na linha da entrevista dada no fim de semana passado na Austrália, quando que o país vai mudar para sempre depois que a Lava-Jato chegar ao fim. E repisar o velho discurso de campanha de que é o seu governo que está desbaratando a corrupção.
Mas não é só isso. Estuda-se também no Planalto reações mais diretas e objetivas. Por exemplo, a demissão imediata de José Carlos Consenza, sucessor de Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento da Petrobras e, nas relações com empreiteiros. Consenza foi citado por executivos de empreiteiras como continuador do esquema de Paulo Roberto.
Política não se faz sem vítimas. Cozenza pode ser a primeira. Por Lauro Jardim/Veja
BZ-Para liquidar o assunto de uma só vez, e demonstrar seu expresso desejo de apurar tudo e punir os culpados, a presidente Dilma deveria destituir toda diretoria Executiva da empresa, dissolver o Conselho de Administração, decretar uma intervenção federal na empresa e nomear um interventor, uma pessoa de reputação ilibada, capacidade comprovada, com poderes extras, para colocar as coisas no lugar. Aproveite-se também para acabar a terceirização.
VAI MANTER O TOM?
![]() |
Será que o discurso de paladino da ética adotado por Eduardo Cunha nos últimos dias vai sobreviver aos depoimentos de Fernando Baiano, o lobista que acaba de se entregar à PF e já frequentou a casa de Cunha (leia mais aqui)?
Mesmo citado por Paulo Roberto Costa em sua delação premiada, o líder do PMDB na Câmara tem dito e tuitado que os envolvidos no Petrolão são um bando de ladrões. Por Lauro Jardim/Veja
BZ-A pergunta faz sentido: será que o deputado Eduardo Cunha, um das estrelas do PMDB, candidato a presidente da câmara dos Deputados, não sairá queimado ou ao menos chamuscado em decorrência das denúncias do PETROLÃO?
COMEÇA O JULGAMENTO DO EMPRESÁRIO EIKE BATISTA NO RIO
| Vamos ver se o riso e a arrogância serão mantidos ao final do processo! |
Eike é acusado de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, ao negociar ações da petroleira OGX.
A defesa de Eike pediu que a audiência fosse feita a portas fechadas para que não houvesse "violação à intimidade e privacidade do acusado".
O pedido, entretanto, foi negado pelo juiz. O julgamento deve decretar a sentença na primeira instância. Se considerado culpado, Eike pode ser condenado a até 13 anos de prisão.
Mas o empresário ainda poderá recorrer a instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. Band News.
BZ-O julgamento e eventual condenação desse figurão, Eike Batista, o empresário-síntese do Brasil Grande construído pelo PT, está sendo possível depois que o ministro do STF Joaquim Barbosa quebrou os paradigmas dos “crimes do colarinho branco”, mandando para a cadeia os figurões dos negócios e da política nacional, como Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo, Marcos Valério, Kátia Rabello, Valdemar Costa Neto, etc...



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).