15/11/2014
JUIZ DA LAVA JATO DEFENDE ACORDOS DE DELAÇÃO PREMIADA
![]() |
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, defendeu os acordos de delação premiada firmados com os investigados na Operação Lava Jato.
No despacho em que decretou novas prisões na sétima fase da investigação, Moro disse que “crimes não são cometidos no céu e, em muitos casos, as únicas pessoas que podem servir como testemunhas são igualmente criminosos.”
Na decisão, o juiz reconheceu que os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa devem ser vistos com precaução pelo fato de os investigados serem acusados de crimes graves.
No entanto, Moro afirma que a colaboração é necessária para avançar nas investigações.
“Mesmo vista com reservas, não se pode descartar o valor probatório da colaboração premiada. É instrumento de investigação e de prova válido e eficaz, especialmente para crimes complexos, como crimes de colarinho branco ou praticados por grupos criminosos, devendo apenas serem observadas regras para a sua utilização, como a exigência de prova de corroboração.
Sem o recurso à colaboração premiada, vários crimes complexos permaneceriam sem elucidação e prova possível”, disse o juiz. André Richter, Agência Brasil
BZ-O Juiz Moro está para a Lava-Jato como o ministro Joaquim Barbosa esteve para o Mensalão. Merece todo o nosso respeito e mais ainda, o nosso apoio.
MINISTRO DO STF ANALISA LISTA COM 70 POLÍTICOS ENVOLVIDOS EM ESQUEMA INVESTIGADO PELA LAVA-JATO
![]() |
Após emitir mandados de prisão para dirigentes de grandes empreiteiras do país pela Operação Lava Jato, as investigações podem alcançar o mundo da política.
Segundo informações do Blog do Fernando Rodrigues, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), analisa quais serão as providências a serem tomadas a respeito de 70 nomes citados nas apurações e nos depoimentos de delações premiadas.
Ainda segundo Rodrigues, essas pessoas tem foro privilegiado e só podem ser julgadas pelo STF, a exemplos de deputados e senadores.
A fonte que repassou ao blog o número de políticos envolvidos com os esquemas de corrupção do Petrobras foi o presidente nacional de um dos maiores partidos brasileiros.
BZ-Se gritar "PEGA LADRÃO" não fica um, meu irmão, se gritar....E ainda falta um monte de gente.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).