10/12/2014
PETROLÃO: MAIS UM ESCRITÓRIO AMERICANO ABRE AÇÃO CONTRA PETROBRAS
![]() |
Mais um escritório de advocacia dos Estados Unidos foi à Justiça contra a Petrobras.
O Rosen Law Firm anunciou nesta terça-feira que entrou com uma ação coletiva para recuperar perdas de investidores que aplicaram em papéis da companhia na Bolsa de Nova York (os chamados ADR) entre 20 de maio de 2010 e 21 de novembro deste ano.
É o segundo processo do tipo que a Petrobras enfrenta em dois dias. Na noite de segunda-feira, o escritório Wolf Popper já havia entrado com uma ação coletiva contra a Petrobras pedindo o ressarcimento aos investidores que compraram ações da companhia.
Assim como o Wolf Popper, o escritório Rosen Law alega que a empresa brasileira divulgou informações financeiras enganosas e falsas para seus investidores, deixando de obedecer as leis do mercado de capitais dos EUA.
VEJA
PF INDICIA EXECUTIVOS DE EMPREITEIRAS PRESOS NA LAVA JATO
![]() |
A Polícia Federal começou a entregar à Justiça relatórios em que indicia executivos de empreiteiras investigados na Operação Lava Jato.
Foram indiciados cinco suspeitos da construtora OAS, dois da Queiroz Galvão, quatro da Mendes Júnior e um da Galvão Engenharia.
Eles fazem parte do grupo de 20 diretores, sócios e funcionários de oito construtoras presos na sétima fase da operação, por fraude de licitações da Petrobras e por corromper funcionários públicos e políticos.
Também foi indiciado o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB na Diretoria Internacional da estatal.
Da OAS, foram indiciados José Ricardo Nogueira Breghirolli, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, José Aldemário Pinheiro Filho, Mateus Coutinho de Sá Oliveira e Alexandre Portela Barbosa.
Desses cinco, apenas Barbosa foi solto. Da Queiroz Galvão, Othon Zanóide de Moraes Filho e Ildefonso Colares Filho foram autuados e respondem ao inquérito em liberdade.
Da Galvão Engenharia, Erton Medeiros da Fonseca foi indiciado e ainda está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR).
Da Mendes Júnior, foram autuados Flavio Sá Motta Pinheiro, Rogerio Cunha de Oliveira, Angelo Alves Mendes e Sergio Cunha Mendes, sendo que apenas este último está preso.
Todos os executivos foram indiciados por lavagem de dinheiro, corrupção ativa, fraude a licitações, falsidade ideológica e uso de documento falso. Somados, os crimes preveem até 31 anos de prisão e multa.
Já o lobista Fernando Baiano foi indiciado por corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. VEJA
'CORRUPTOS E CORRUPTORES NÃO FICARÃO LIVRES'
![]() |
por Samuel Celestino
Num discurso duríssimo que pronunciou na manhã desta terça-feira (9), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que “corruptos e corruptores precisam conhecer o cárcere” pela devastação que aconteceu na Petrobras, orgulho dos brasileiros e da nação, que está a sofrer com a dilaceração da imagem da estatal. Sem poupar adjetivos, Janot afirmou que o País está convulsionado “pelo incêndio da Petrobras em grandes proporções que a consome”. Ao falar em corruptos e corruptores disse que não se trata apenas de irem para o cárcere, mas fazê-los devolver os ganhos que engordaram as suas contas. Disse ainda que a “corrupção sangra e mata” e que com a mobilização dos procuradores, da Polícia Federal, do destemor do juiz Sérgio Montoro, um grande trabalho está sendo feito para que paguem pelo crime cometido contra o País e a Petrobras. Janot garantiu que nenhum deles ficará livre, “porque todos pagarão por seus crimes”. BZ-Mais que palavras Dr. Janot, o Brasil espera e precisa, apuração competente dos fatos, punição dura para os corruptos, e das providências adotadas para que trais fatos nunca mais se repitam.
EM CARTA, EX-AMANTE DE EMPREITEIRO AMEAÇOU ENTREGAR ESQUEMA DA LAVA JATO
Uma ex-amante do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, prometia “entregar” pessoas ligadas ao doleiro Alberto Youssef e pedia o pagamento de R$ 1,55 milhão para sair do Brasil e não tocar no assunto.
As ameaças vieram de carta apreendida pela Operação Lava Jato no apartamento de Pessoa, no bairro Cerqueira César, região central de São Paulo.
Pessoa chegou a pagar cerca de R$ 800 mil a Mônica por meio do doleiro, indo na contramão do conselho do advogado de abrir um boletim de ocorrência policial.
Na carta, a mulher disse estar “apavorada” com as ligações não identificadas.
Além disso, ela comentou que tinha tudo “registrado em cópias e cópias, horários, dias, pois se soubesse que me colocaria exposta a uma quadrilha não iria aceitar”.
As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Com a carta, a Polícia Federal também encontrou cópias do passaporte e de uma carteira de identidade em nome de Mônica Santos.
“CLUBE DAS EMPREITEIRAS” ATUOU PARA TENTAR MUDAR LEI DE LICITAÇÕES
![]() |
Documentos apreendidos pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato, indicam que os empreiteiros que combinavam resultados de licitações na Petrobras tentaram mudar a Lei de Licitações e regras de licenciamento ambiental.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o artífice do esquema foi o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Rodolpho Tourinho, ex-senador da Bahia pelo DEM entre 2003 e 2007 (era suplente de Paulo Souto) e ex-ministro das Minas e Energia entre 1999 e 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
Tourinho enviou e-mail no dia 3 de julho último a executivos de Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Mendes Júnior e UTC, dentre outras empresas, em que relata o desfecho de uma reunião ocorrida em 2 de julho na Casa Civil e com participação do Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada). “A Casa Civil irá analisar o documento Oportunidades para o Desenvolvimento da Infraestrutura, com o objetivo de definir apoio [às] nossas propostas que estão sendo tratadas no PLS 559″, afirmou.
A mensagem é referente a um projeto de lei do Senado que prevê mudanças na Lei de Licitações com o alegado objetivo de tornar mais dinâmico o processo de contratações de empresas pelo Estado. Dessa forma passariam pelo crivo dos empresários eventuais mudanças nas normas de licenciamento ambiental.
CARDOZO VÊ FORTES INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS E DIZ QUE TAREFA É PUNIR
![]() |
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, admitiu nesta terça-feira, 9, que há “fortes indícios” de corrupção na Petrobras, o que “acaba atingindo a empresa”.
A tarefa, portanto, é “apurar, punir e afastar da empresa” quem está envolvido nos escândalos de corrupção, para fazer a estatal “seguir seu rumo”.
Após conferência do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sugerindo eventual substituição de dirigentes e apontando “gestão desastrosa” na Petrobras, Cardozo disse que a atual direção da empresa tem “colaborado imensamente para que tudo seja desvendado”.
”A Petrobras tem feito as mudanças que se colocam como necessárias para sua melhoria de governança e também para o combate à corrupção. A conduta que a empresa toma hoje é a conduta saudável que deve ser tomada por uma empresa que se vê diante de problemas de corrupção”, afirmou o ministro. Ele classificou a fala de Janot, que defendeu punição de corruptos e corruptores, como uma “posição institucional saudável”.
“Todos os brasileiros querem o combate à corrupção e assim será feito”, completou Cardozo, sem mais avaliações sobre as afirmações do PGR.
Ele evitou classificar o cenário como “desastroso” ou concordar com Janot no sentido de que o País está “envergonhado” dos escândalos envolvendo a estatal.
”Onde houver a corrupção, temos que ter vergonha dela. É claro que o combate à corrupção tem que ser sem tréguas, doa a quem doer, e essa determinação do governo é firme e irretocável”, afirmou Cardozo.
Para o ministro, a Petrobras é “orgulho dos brasileiros” e o governo quer que tudo seja “colocado em pratos limpos”. Agência Estado
BZ-O país espera uma rigorosa apuração, punição exemplar de acordo com a Lei e medidas preventivas para que isso não volte a acontecer. Uma delas, é voltar à velha prática da meritocracia. Nomear para esses cargos, gente que tem méritos para bem exercer a função. Parte do que estamos vendo, é decorrente do "aparelhamento" do estao, feito pelo PT no últimos 12 anos.






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).