quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

10/12/2014
SENADO DOS EUA DIZ QUE MÉTODOS DE TORTURA DA CIA ERAM "INEFICAZES" 

O Senado dos Estados Unidos divulgou, nesta terça-feira, um relatório detalhado sobre os métodos de tortura da CIA, usados durante o governo de George W. Bush. 
As técnicas de interrogatório da Agência de Inteligência dos Estados Unidos foram classificadas como "brutais" e "ineficazes". A presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Diane Feinstein, leu o documento que traz duras críticas ao programa de contraterrorismo lançado no governo Bush, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. 
O texto, elaborado depois de 3 anos de investigação, afirma que os interrogatórios feitos com suspeitos de terrorismo eram "mais brutais" do que o revelado. 
E se mostraram "ineficazes" na obtenção de informações relevantes. Segundo o relatório, as técnicas usadas apresentavam "falhas profundas" e, muitas vezes, resultavam em informação "fabricada". Band News 
BZ-Para uma nação como os Estados Unidos, isso é uma grande vergonha.


BAN KI - MOON ACREDITA AINDA SER POSSÍVEL FREAR AQUECIMENTO GLOBAL 

Durante a abertura do encontro de alto nível da Conferência Climática, no Peru, nesta terça-feira, o secretário-geral da ONU disse que ainda há uma chance para frear o aquecimento global. Ban Ki-moon afirmou que ainda há uma oportunidade para se atingir a meta de limitar a 2 graus centígrados o aquecimento do planeta, mas que essa janela de oportunidade pode fechar em breve. 
As negociações da conferência da ONU sobre o clima entraram, nesta terça-feira, em uma etapa decisiva, com o início do diálogo de alto nível entre o secretário-geral da ONU e ministros de 190 países. 
Os representantes vão tentar fechar o rascunho de um acordo, que vai obrigar os países signatários a cortar emissões de gases-estufa. O encontro vai até sexta-feira. 
Esta é a última chance de costurar um plano, antes da Conferência em Paris, no ano que vem, quando o documento precisa ser assinado. 
O objetivo principal é conter o aquecimento global e minimizar os efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta. Band News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).