quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

INTERNACIONAIS

17/12/2014
SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA PODEM SER CANCELADAS, DIZ KERRY 

POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 
O secretário americano de Estado, John Kerry, reconheceu nesta terça-feira que a Rússia tem feito manobras construtivas para reduzir tensões no Leste da Ucrânia, e levantou a possibilidades de que o governo americano cancele as sanções se Moscou continuar a adotar medidas positivas.  
Essas sanções podem ser abandonadas em questão de semanas ou até mesmo dias, dependendo das escolhas que o presidente Vladimir Putin faça — afirmou Kerry a repórteres. 
Seu único propósito é restaurar a norma internacional de respeito entre as nações, e garantir o respeito às fronteiras, soberania e direitos. 
BZ-O presidente russo, Vladmir Putin, tem pretensões de aumentar seu território, pela anexação de áreas dos vizinhos, em áreas onde a população é simpática aos russos. Já anexou a penísula da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, e vinha tramando anexar o leste da Ucrânia, vizinho ao seu território. Para isso fomentava a insatisfação, e armava os rebeldes. A posição do Ocidente foi impor sanções econômicas à Rússia, até que sua economia "abrisse o bico", o que aconteceu esta semana, forçando o Putin a colaborar com a paz na região.   


BRASILEIRO ACUSADO DE TERRORISMO É PRESO NA BULGÁRIA 

A Bulgária anunciou nesta terça-feira (16) que um brasileiro e dois marroquinos foram presos na fronteira com a Turquia após um pedido da Interpol. Segundo a AFP, os três são acusados de terrorismo pela Justiça espanhola e supostamente se dirigiam à Síria, onde se uniriam aos insurgentes do país. A agência búlgara de segurança nacional afirmou que o trio, preso na segunda (15), será extraditado para a Espanha. 


AVIÃO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM TÓQUIO E 12 PASSAGEIROS FICAM FERIDOS 


Da EFE 
 Um avião da American Airlines, que fazia a rota entre Seul (Coreia do Sul) e Dallas (Estados Unidos) realizou durante a madrugada desta quarta-feira (17) uma aterrissagem de emergência em Tóquio por causa de graves turbulências e 12 passageiros ficaram levemente feridos, informaram as autoridades japonesas. 
O voo 280 da companhia aérea americana decolou na noite de terça-feira (16) do aeroporto de Incheon, que serve a capital sul-coreana, e foi obrigado a modificar sua trajetória quando sobrevoava o Oceano Pacífico na altura do centro do arquipélago japonês, disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério dos Transportes do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).