![]() |
O vermelho da conta-petróleo (exportação de petróleo e derivados menos a importação depetróleo, derivados e gás natural ) do Brasil alcançou 13,4 bilhões de dólares.
Desse total impressionante, o gás natural participou com 46%, resultado do acionamento de todas termelétricas que utilizam esse combustível.
O petróleo propriamente dito teve até um pequeno superávit de 450 milhões de dólares neste período. Por Lauro Jardim/VEJA
BZ-Esse é um dos efeitos secundários da seca que atravessamos.
BZ-Esse é um dos efeitos secundários da seca que atravessamos.
BNDES BANCOU AEROPORTO… EM MOÇAMBIQUE
![]() |
| O novo aeroporto de Moçambique, cuja capital é Maputo |
Dilma esqueceu a promessa de construir 800 aeroportos regionais no Brasil, mas não a prioridade de atender sempre a Odebrecht: garantiu 144 milhões de dólares para a obra do aeroporto de Nacala, norte de Moçambique.
Ofereceu dinheiro barato do BNDES, com prazo de avô para tataraneto, sob a condição de a obra ser entregue a empresa brasileira – a Odebrecht, é claro.
A inauguração será sábado (13).
A Odebrecht ganhou a obra em Moçambique sem licitação. O BNDES entrega o dinheiro diretamente à empresa e não ao país financiado. Cláudio Humberto
BZ-Será que esses países vão pagar essas dívidas com o Brasil?
ALELUIA COMPARA EQUIPE DE DILMA COM MINISTÉRIO DE COLLOR
O presidente estadual do Democratas, deputado federal eleito José Carlos Aleluia, comparou a equipe econômica da presidente da República, Dilma Rousseff, com o ministério formado pelo ex-presidente Fernando Collor, quando estava às vésperas do impeachment.
“A equipe econômica dela tem muita semelhança com o ministério de Collor, quando ele foi cassado. Dilma monta, na economia, um ministério da salvação”, afirmou em entrevista à Rádio Tudo FM, na manhã desta segunda-feira (01).
Para Aleluia, a escolha de Joaquim Levy para ministro da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento, além da manutenção de Alexandre Tombini no Banco Central, é para corrigir o rumo da economia brasileira, que descarrilou completamente na gestão de Dilma.
“Apesar de não comungar do pensamento desses homens honrados e competentes, Dilma aposta neles na tentativa de salvar seu governo”.
Aleluia observou que o escandaloso esquema de corrupção na Petrobras, o petrolão, dificultou ainda mais a vida da presidente da República. “Tem sido noticiado diariamente pela operação Lava Jato uma série de lamentáveis fatos que não deixa dúvida sobre o governo de lama de Dilma Rousseff. O Brasil vem sendo governado por uma organização criminosa, liderada por Lula” Política Livre.
PLANALTO CONFIRMA ARMANDO MONTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO
O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira, por meio de nota, o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) como titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A nota do Planalto, no entanto, apresenta uma informação equivocada ao apresentar o nome do novo ministro, chamando-o de Armando Monteiro Filho.
Segundo a nota, o atual ministro Mauro Borges está deixando a pasta, mas permanecerá no cargo até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe.
O senador Armando Monteiro deve dar uma entrevista a qualquer momento no Palácio do Planalto. Rafael Moraes Moura, Estadão Conteúdo
PT VAI INTERPELAR JUDICIALMENTE AÉCIO, DIZ FALCÃO
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, informou nesta segunda-feira que a sigla vai interpelar judicialmente o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que em entrevista à GloboNews disse que não perdeu a eleição presidencial para um partido, mas para uma “organização criminosa”.
“Estamos interpelando o senador mineiro derrotado. Em seguida, processo crime no STF. O PT não leva recado para casa”, afirmou Falcão em sua conta no Twitter.
A declaração de Aécio foi dada ao jornalista Roberto DÁvila. “Eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está”, disse no programa veiculado na noite de sábado.
Hoje (01/12), em Florianópolis (SC), Aécio foi questionado sobre a iniciativa do PT de processá-lo e reagiu com ironia.
“Eles estão chegando um pouco tarde, porque essa expressão foi a mesma utilizada pela Polícia Federal no momento em que desbaratava essa quadrilha que atuou durante 12 anos na Petrobras”, afirmou, sugerindo que o PT deveria “interpelar, por exemplo, o tesoureiro do seu partido (João Vaccari Neto), acusado por um dos membros da quadrilha de ser uma parte desse processo”.
“Não retiro absolutamente nada do que disse.” O tucano também rebateu as críticas do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que da tribuna da Casa classificou a declaração como uma “infâmia”.
“O quixotesco perdedor das eleições de outubro continua lutando contra imaginários moinhos de vento. Já estamos em dezembro. Não é possível que, mais de um mês depois do pleito, vossa excelência ainda esteja em um mundo à parte, ora agindo como se recontasse votos, ora criando novas teorias contra a legitimidade da presidenta reeleita, ora acenando até para setores golpistas da sociedade”, afirmou Costa.
“Em relação ao líder Humberto Costa até relevo o momento difícil por qual ele passa, porque ele tem que dividir suas idas à tribuna em algumas delas acusar a oposição e em outras para se defender da acusação de ter sido beneficiário na sua eleição de recursos do esquema de corrupção da Petrobras”, reagiu Aécio. Política Livre.
BZ-Falta ao presidente do PT, interpelar também o deputado eleito Aleluia, que além de falar em "organização criminosa", ainda nominou o líder dela, o ex-presidente Lula. (ver acima)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).