sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NACIONAIS

26/12/2014
RENAN É COTADO NO SENADO APESAR DA LAVA JATO 

Longe dos refletores, Renan Calheiros se equipa para permanecer por mais dois anos na presidência do Senado. Conspiram a favor de Renan o apoio de Dilma Rousseff, a desarticulação do bloco oposicionista liderado pelo senador tucano Aécio Neves e a decisão do procurador-geral da República Rodrigo Janot de adiar para fevereiro as providências contra congressistas enrolados na Operação Lava Jato. 
Renan foi citado pelo delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, como beneficiário do esquema de desvios de verbas que se instalou na Petrobras. Porém, o sigilo que recobre o processo impede que a plateia conheça os detalhes dos depoimentos que Paulo Roberto prestou à Procuradoria da República em segredo. Beneficiado pelo sigilo, Renan posa de candidato único. 
BZ-Os eleitores do senador Renan estão preocupados com outros "assuntos". Ser ou não ser citado no PETROLÃO, não faz a menor diferença. 


FIGUEIREDO QUER FICAR, E ESTA É SÓ UMA DAS OPÇÕES QUE DESAGRADAM DILMA 

A definição do ministro das Relações Exteriores deixa seus servidores apreensivos, pela urgência na recuperação do prestígio do Itamaraty, aniquilado pelo desprezo de Dilma pela diplomacia e ministros fracos, como Antonio Patriota o “mosca morta”.
As opções são as piores possíveis. O ministro atual, Luiz Figueiredo, luta para ficar, mas o ex Celso Amorim se pega com Lula e todo mundo para voltar ao cargo. 
A ambição do “megalonanico” Celso Amorim é ocupar o cargo por mais tempo que o Barão do Rio Branco, fundador da diplomacia brasileira. 
O eventual retorno de Celso Amorim, que apavora o Itamaraty, pode significar a volta do ex-secretário-geral Samuel Pinheiro Guimarães. 
Também é cotado para chanceler, valha-nos Deus, o bolivariano Antonio Simões, ligado ao aspone Marco Aurlélio Top-Top Garcia. Leia na coluna Claudio Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).