11/01/2015
VENEZUELA E IRÃ PEDEM APOIO DA OPEP PARA ESTABILIZAR PREÇOS DO PETRÓLEO
![]() |
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez visita oficial ao Irã neste sábado como parte de uma série de viagens diplomáticas iniciadas nesta semana com um encontro com o presidente da China, Xi Jinping.
Tanto o Irã quanto a Venezuela defendem a ação para estabilizar os preços do petróleo no mercado internacional.Neste sábado, o presidente Hassan Rouhani, do Irã, pediu para que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) “neutralizem os esquemas de alguns poderes contra a Opep e ajudem a estabilizar um preço aceitável do petróleo em 2015″.
O comentário foi feito em coletiva de imprensa com Maduro, que também pediu o apoio da entidade na elevação dos preços da commodity. Política livre
BZ-Venezuela e Irã tem no petróleo, a fonte de suas maiores arrecadações. São grandemente dependentes do petróleo e o atual preço baixo, os afeta profundamente.
FRANÇA PEDIU A DILMA PARA CONDENAR TERRORISMO
![]() |
| O embaixador da França no Brasil e a presidente Dilma. |
Dilma somente se pronunciou sobre o massacre terrorista no jornal Charlie Hebdo, quarta (7), após veemente apelo do embaixador da França no Brasil, Denis Pietton.
Diante do silêncio constrangedor do Brasil, enquanto todo o mundo rechaçava a chacina, Pietton telefonou a Marco Aurélio Garcia, aspone de assuntos internacionais aleatórios, cobrando a solidariedade do Brasil. Só então a nota oficial foi redigida.
A nota condenando o terrorismo chegou a ser atribuída a Mauro Vieira, o novo chanceler. Mas, como os antecessores, ele tem medo de Dilma.
O Brasil sempre se posicionou rapidamente, mas nos governos do PT tem sido reticente, quando não omisso, diante de atos de terrorismo.
Na última derrapada diplomática de Dilma, às vésperas de discursar na ONU, a presidenta disse que é preciso ‘dialogar’ com terroristas.
O ex-secretário de Justiça de Lula, Romeu Tuma Jr, não perdoou e disparou: “No Brasil os temos [os terroristas] como autoridades”. Cláudio Humberto.
LÍDERES MUNDIAIS SE UNEM CONTRA O TERROR EM PARIS, EXCETO DILMA
![]() |
| Os líderes adversários, entenderam que o atentado foi contra toda a humanidade. |
Por: Redação do diário do Poder
O primeiro-ministro de Israel, Bejamin Netanyahu, e seu arqui-rival Muhamed Abbas, premier da Palestina, estão entre os muitos chefes de Estado e de Governo que confirmaram presença na manfestação gigante deste domingo, em Paris, em repúdio ao terrorismo islâmico, que chocou o mundo, quarta-feira (7), ao invadir a redação do jornal satírico Charlie Hebdo para assassinar doze pessoas.
Caravanas de vários países da Europa e de praticamente todas as cidades francesas marcham para Paris, assim como já confirmaram presença o presidente do Niger, Mahamadou Issoufou, e de Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, cujos países sogfrem com ataques de terroristas islâmicos.
Seguem para Paris o primeiro-ministro da Tunísia, Mehdi Jomaa, o rei da Jordânia Abdalla II e a rainha Rania.
A enorme lista de autoridades incluis a chanceler Angela Merkel, o premier britânico David Cameron e o presidente do governo espanhol Mariano Rajoy, além dos colegas da Itália (Matteo Renzi), Dinamarca (Helle Thorning-Schmidt), da Bélgica (Charles Michel), da Holanda (Mark Ruttle), Turquia (Ahmet Davutoglu).
BZ-É triste ver o Brasil, que tem uma enorme tradição no repúdio aos extremismos, condenando-os vigorosamente, agora tomando posições tíbias, frouxas, burocráticas. Até quando vamos continuar sendo ANÕES DIPLOMÁTICOS?
MENINA DE DEZ ANOS QUE CARREGAVA BOMBA EXPLODE MERCADO E MATA 20 PESSOAS
![]() |
France Presse/Maiduguri
Ao menos duas pessoas morreram neste sábado, uma delas o próprio motorista, na explosão de um carro-bomba diante de uma delegacia da cidade de Potiskum, no nordeste da Nigéria.
A explosão aconteceu quando o veículo parou ante a delegacia para um controle de segurança, informou a polícial.
Antes, 20 pessoas morreram na explosão de uma bomba portada por uma menina de cerca de dez anos em um mercado muito movimentado da cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria.
"Há muitas vítimas: 20 mortos e 18 feridos, incluindo a menina-bomba que se explodiu", declarou Gideon Jubrin, porta-voz da polícia do estado de Borno.
Uma potente explosão sacudiu o "Monday Market" em um horário de muita movimentação, o mesmo mercado que já foi alvo de dois ataques cometidos por mulheres carregando explosivos.
BZ-Vejam aonde chega a crueldade desses terroristas, usando uma menina de 10 anos.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).