12/01/2015
EUA REALIZAM CÚPULA CONTRA O TERRORISMO NO DIA 18 DE FEVEREIRO
![]() |
por Agência Estado
O procurador-geral do Estados Unidos, Eric Holder, que viajou para a capital francesa para acompanhar a marcha popular na cidade, afirmou neste domingo (11) que a Casa Branca convocou uma cúpula para o dia 18 de fevereiro sobre a luta global contra o extremismo islâmico.
A reunião foi convocada depois que militantes islâmicos mataram 17 pessoas na semana passada em Paris.
Ao mesmo tempo, autoridades ocidentais que estão reunidas neste domingo em Paris concordaram em reforçar os controles nas fronteiras, melhorar a cooperação em rastrear combatentes estrangeiros que vão para a Síria e o Iraque, e combater a propaganda e o recrutamento de grupos islâmicos na internet, afirmou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.
BZ-O presidente Obama não foi a Paris para participar da caminhada contra o terror. Razões de segurança foram alegadas.
UCRÂNIA DENUNCIA INVASÃO RUSSA ‘SEM PRECEDENTES’
![]() |
Às vésperas de uma cúpula para tentar costurar um acordo de paz na Ucrânia, o governo de Kiev denunciou na semana passada uma invasão russa “sem precedentes” no leste do país.
Para os militares ucranianos, o ataque representa a consolidação da presença russa na região, ainda que Moscou não admita o uso oficial de tropas. Dados do Ministério da Defesa da Ucrânia, apresentados a mediadores das Nações Unidas na semana passada, mostram que o governo russo estaria usando operações supostamente humanitárias para garantir a entrada no território ucraniano de centenas de armamentos.
O resultado tem sido um número cada vez maior de ataques contra soldados ucranianos por parte de rebeldes, apesar do cessar-fogo assinado em setembro.
Na próxima quinta-feira (dia 15), líderes ucranianos, russos, alemães e franceses devem se encontrar no Casaquistão para estudar saídas para o conflito, que está perto de completar um ano.
O encontro não estava confirmado, mas a possibilidade de ele ocorrer foi vista como um sinal do Kremlin de disposição para dialogar, especialmente diante da crise econômica que afeta o país. Agência Estado
BZ-A Rússia do inescrupuloso Putin, aproveita-se do fato de que os olhos de todos estão voltados para o atentado de Paris, para cometer mais uma agressão. Puro oportunismo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).