quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

INTERNACIONAIS

22/01/2015
EVO MORALES ASSUME TERCEIRO MANDATO NA BOLÍVIA 

A cerimônia de posse conforme o ritual dos indígenas
As cerimônias de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em seu terceiro mandato, começam hoje (21) com um ritual ancestral indígena e se estendem até amanhã (22). Neste primeiro dia, o evento ocorre em Tiwanaku, sítio arqueológico classificado como precursor do Império Inca, o que é uma tradição nas posses presidenciais. 
Durante a cerimônia, Morales vai receber dois bastões – que simbolizam a passagem do poder do povo andino – de uma criança e de uma anciã. 
Representantes de movimentos sociais e de comunidades tradicionais estão no local para as celebrações. Amanhã (22), as comemorações ocorrerão na Assembleia Legislativa, em La Paz (capital administrativa), a 72 quilômetros de Tiwanaku. Morales foi reeleito para um mandato de cinco anos, com 61% dos votos válidos. 
Além dele, também concorreram à presidência Samuel Doria Medina, empresário do ramo de cimento; Jorge Quiroga, que foi vice-presidente do país por quatro anos e, em seguida, assumiu como presidente pelo período de um ano; o prefeito de La Paz, Juan del Granado, e o líder indígena Fernando Vargas. 
Eleito pela primeira vez em 2005, Evo Morales é o primeiro presidente indígena boliviano, povo que representa cerca de 60% da população do país. A presidenta Dilma Rousseff vai participar do segundo dia da cerimônia de posse, em La Paz. Paulo Victor Chagas, Agência Brasil 
BZ-De mandato em mandato, o "cucaracha" e "cocalero" Evo Morales vai se perpetuando no poder. 


OBAMA DEFENDE FIM DO EMBARGO A CUBA E FECHAMENTO DE GUANTÁNAMO 

O presidente Barack Obama defendeu, nessa terça-feira (20) à noite, que o Congresso americano encerre o embargo econômico e financeiro a Cuba. 
O apelo ao Legislativo para decidir favoravelmente a Cuba foi durante o tradicional discurso do “Estado da União”, feito pelos presidentes norte-americanos desde 1790. Além do fim do embargo, 
Obama pediu o fechamento da prisão americana em Guantánamo, território cubano, e denunciou o que chamou de ressurgimento do antissemitismo contra mulçulmanos em certos lugares do mundo. 
“Nossa mudança na política em relação a Cuba tem potencial para acabar com um legado de desconfiança no hemisfério”, disse, referindo-se ao anúncio que fez em dezembro sobre a reaproximação com o país e o governo de Raúl Castro, após 50 anos de rompimento das relações diplomáticas. 
No discurso proferido à Nação e ao Congresso por quase uma hora, Obama pediu que os congressistas votem o fim do embargo a Cuba. Ele disse ainda que não vai desistir de acabar com a prisão situada na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, conforme havia prometido no início do seu mandato. 
“É tempo de acabar o trabalho. Estou decidido e não vou desistir até encerramos a prisão”, disse. Leandra Felipe, Agência Brasil 
BZ-A normalização das relações com Cuba são deveras alvissareiras. A excrescência da prisão de Guantânamo j´passou do tempo de ser fechada: não condiz com os princípios humanísticos que norteiam os Estados Unidos. 


BOKO HARAM ASSUME AUTORIA DO MASSACRE DE 2 MIL EM BAGA 

O líder do grupo extremista Boko Haram, Abubakar Shekau, assumiu a responsabilidade pelo assassinatos em massa que aconteceram na cidade de Baga, no começo do ano. 
De acordo com a Anistia Internacional, cerca de 2 mil pessoas foram mortas e 3,7 mil casas e negócios foram destruídos no incidente, que aconteceu em 03 de janeiro. Shekau fez o anúncio em um vídeo divulgado no Youtube na terça-feira, o mesmo dia em que a promotora da Corte Internacional, 
Fatou Bensouda, afirmou que irá examinar os relatos de assassinatos em massa e crimes contra a humanidade na Nigéria. “Nós somos os que lutaram contra as pessoas de Baga, e nos os matamos como Ele (Alá) ordenou em seu livro”, afirmou o líder do Boko Haram. 
“Este é só o começo das mortes. O que vocês presenciaram é a ponta do iceberg. Mais mortes estão a caminho”, disse. 
Este foi o ataque que mais chamou atenção da comunidade internacional desde o sequestro de 300 garotas em abril do ano passado. 
O exército da Nigéria, desmoralizado e mal equipado, ainda não conseguiu resgatar as 219 estudantes que ainda estão cativas. Baga era o quartel de uma força multinacional, mas quando os milicianos chegaram, haviam apenas soldados nigerianos guardando a base militar. As forças do Chade e do Níger haviam sido retiradas pouco antes, por motivos desconhecidos. Associated Press 


CIENTISTAS ACHAM CÓPIA MAIS ANTIGA DO EVANGELHO EM MÚMIA DO EGITO 

Um grupo de cientistas encontrou a cópia mais antiga de um Evangelho em um papel papiro reutilizado para construir a máscara de uma múmia egípcia, revelou Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos e um dos responsáveis pela descoberta. 
Trata-se de um fragmento do Evangelho de São Marcos, localizado há três anos e que, agora, especialistas da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, consideram como o primeiro manuscrito do Novo Testamento da Bíblia de que se tem conhecimento. 
De acordo com a Agência EFE, Os cientistas acham que a origem do papiro remonta o primeiro século de nossa era, entre o ano 80 e 90 d.C., o que representa uma grande novidade. 
Até então, as cópias mais antigas datavam do século II depois de Cristo. Os especialistas acreditam que alguém escreveu o fragmento de texto no papiro e, depois, outras pessoas reciclaram o material, muito caro na época, para elaborar a máscara funerária. Para determinar a data dos papiros, os cientistas usaram uma técnica que permite descolar o papel das máscaras sem danificar a tinta. Dessa forma, os textos podem ser lidos com a mesma clareza. Bahia Notícias 


INDONÉSIA NEGA PEDIDO DE CLEMÊNCIA A SEGUNDO BRASILEIRO CONDENADO POR TRÁFICO 
Rodrigo Gularte, o segundo brasileiro preso na Indonésia por tráfico de droga 
Condenado por tráfico de drogas, o brasileiro Rodrigo Gularte teve seu pedido de clemência negado pelo governo da Indonésia e deve ser fuzilado pelo crime. 
"O pedido de clemência de Rodrigo Gularte foi negado pelas autoridades indonésias", revelou o Itamaraty, de acordo com o portal Uol. 
Gularte é o segundo brasileiro condenado ao fuzilamento no país asiático – no último sábado (17) o traficante Marco Archer Cardoso foi morto juntamente com outros seis condenados por tráfico internacional de drogas. 
A defesa do brasileiro que aguarda a definição da data da execução não descarta a possibilidade das autoridades indonésias reconsiderarem a condenação sob o argumento de que Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia. 
O brasileiro foi condenado à morte em 2005 após entrar no país com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf. Bahia Notícias
BZ-Sou contra a pena de morte. Do ponto de vista humanitário, é justo e correto que o governo brasileiro peça clemência para o condenado. Mais que isso, é burrice pura. Na Indonésia a pena de morte para traficantes, é política de estado, e é promessa de campanha do novo presidente, que ao contrário do Brasil, costuma ser cumprida. O condenado vai ser executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).