quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

NACIONAIS

22/01/2015
DILMA PRESTIGIA POSSE DE EVO MORALES E BUSCA MELHORAR RELAÇÕES COM BOLÍVIA 
/
Mariana Schreiber/Da BBC Brasil em La Paz 
A presidente Dilma Rousseff participa nesta quinta-feira em La Paz, na Bolívia, da posse do terceiro mandato do presidente boliviano, Evo Morales. 
Analistas veem na visita um gesto para tentar reanimar a relação entre os dois países. Os laços com a Bolívia – país com o qual o Brasil compartilha sua maior fronteira (3,4 mil quilômetros) - se estremeceram nos últimos anos, principalmente depois do asilo político concedido ao senador oposicionista Roger Pinto Molina, em 2012. 
O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva visitou nove vezes a Bolívia em seus dois mandatos entre 2003 e 2010, mas Dilma não foi ao país uma vez sequer durante seu primeiro mandato (2011-2014). 
BZ-Não podemos nos esquecer que foi a mando desse "cucaracha" que as refinarias da Petrobrás foram ocupadas por tropas do exército boliviano, nos infringindo uma vergonha internacional. O Lula, presidente do Brasil nessa época, nada fez.

DILMA AVALIA DEMITIR MINISTRO NOMEADO HÁ 22 DIAS 

A própria assessoria de Dilma Rousseff já não aposta um tostão furado na permanência do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) no cargo de ministro de Minas e Energia. 
“Ele toma uma bronca dela a cada meia hora”, segredou um secretário com nível de ministro. Dilma, que já não gostava de Braga, perdeu completamente o respeito por ele em razão de sua ignorância nos temas da pasta, evidenciada na crise do apagão. 
O azar de Eduardo Braga é que Dilma se acha grande especialista em energia, e não se conforma como ele ainda não estudou o assunto
Irritada, Dilma agora prefere despachar com o secretário-executivo do Márcio Zimmermann, escalado como “babá” ou tutor do ministro. Cláudio Humberto 

POPULAÇÃO ATEIA FOGO EM FÓRUM APÓS JUIZ MANTER PREFEITO NO CARGO EM BURITI, NO MARANHÃO 

O fórum da cidade de Buriti, no Maranhão, foi alvo de ataques da população após o juiz da comarca local, Jorge Antônio Sales Leite, indeferir o pedido de afastamento do prefeito Rafael Mesquita. 
O incidente aconteceu na tarde desta terça-feira (20) e, segundo o superintendente de Polícia Civil do interior, Dicivaldo Gonçalves, foi motivada pelo indeferimento do afastamento do prefeito. 
Em entrevista ao G1, Gonçalves relatou que populares se reuniram em frente ao edifício armados de paus, pedras e matéria inflamável, tendo como objetivo pressionar o magistrado. 
Após invadirem o fórum e queimar móveis em diferentes cômodos do prédio, a população recuou. O juiz Jorge Antônio conseguiu fugir da multidão, que teria tentado amarrá-lo. O tumulto só foi completamente contigo depois da Polícia Militar criar um cordão de isolamento em frente à comarca. 
A polícia admitiu ser improvável identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo ao patrimônio público. 
O prefeito, acusado de portar R$ 40 mil em espécie no dia do pleito de 2012 sem explicar a origem do recurso, briga na Justiça para permanecer no cargo. Bahia Notícias 
BZ-O incidente demonstra que parte da população já não aceita tudo que a Justiça faz, e está tentando fazer justiça com as próprias  mãos.


ITAMARATY FAZ PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA RETIRAR 33 BRASILEIROS DO NÍGER 

O Ministério de Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (21) que está finalizando um plano de contingência para retirada emergencial, caso necessário, dos 33 brasileiros que estão em Niamey, capital da República do Níger, país do Norte da África. 
Dois templos evangélicos, duas igrejas presbiterianas e uma instituição onde trabalham brasileiros foram destruídos em ataques ocorridos no último sábado (17) durante protestos contra a publicação de charges do profeta Maomé na última edição do jornal francês Charlie Hebdo. 
Em nota divulgada hoje, o Itamaraty informa que a Embaixada do Brasil em Cotonou, capital da República do Benin, responsável pelas relações com a República do Níger, tem mantido contato permanente com o governo deste país e já manifestou preocupação com a segurança da comunidade brasileira. 
“A área consular do Ministério das Relações Exteriores vem mantendo contato direto com a embaixada em Cotonou para fins de monitoramento da situação e finalização de plano de contingência a ser implementado em caso de necessidade”, informa a nota. Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).